Rolling Start. Como funciona?

No próximo dia 10 de novembro será disputado o Ironman 70.3 São Paulo, na Cidade Universitária de São Paulo. O evento reunirá 1600 atletas de 14 países para 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. A largada será às 5h, na Raia Olímpica, e valerá 40 vagas para o Mundial IRONMAN 70.3, em 2020, na Nova Zelândia.

Uma das novidades da prova é a introdução no Brasil da “Rolling Start” como forma de largada. Este método foi introduzido em várias provas da IRONMAN pelo mundo, com um feedback muito positivo dos atletas Amadores.

No caso de São Paulo, os atletas alinham de acordo com o seu tempo previsto para o percurso de natação e a cada oito segundos (esse detalhe de quantos vão largar e o intervalo entre as largadas depende de cada organizador) saem oito atletas. Levará 20 minutos para completar toda a partida dos atletas.

Na realidade, é criado o efeito de “contrarrelógio" dinâmico para a prova. Cada tempo individual do atleta começa quando atravessa o sistema de cronometragem que se encontra por baixo do pórtico de partida da natação.

A área de preparação das partidas em terra será separada em zonas, baseadas no tempo previsto pelos atletas para cumprir o percurso de 1,9km.

Estão previstas cinco zonas (exceto atletas PRO):
• Sub 30mins
• 30 a 35mins
• 35 a 40mins
• 40 a 45mins
• Acima de 45mins
*O tempo limite para o percurso de natação é de 1h10min para todos os triatletas, independente do momento que entrem na água.

O objetivo é alcançar um verdadeiro aumento da segurança dos atletas, reduzindo a ansiedade que causa as partidas de natação em massa. Além disso:
• Permite haver apenas 1 volta ao percurso, reduzindo aglomerados de nadadores.
• Permite que os atletas explanem toda a sua técnica e usufruam de uma melhor experiência a nadar.
• Conduz a tempos finais mais rápidos
• Reduz o problema do vácuo no percurso de ciclismo

Há vantagens para os nadadores de capacidade média partirem nas vagas da frente?
Não, é exatamente o contrário. Um nadador de nível médio que parta nas ondas da frente, será passado por centenas de nadadores mais rápidos aumentando os riscos para todos. O tempo limite mantém-se (1h 10min na natação) e os atletas com um tempo superior a este não aparecerão na lista de resultados.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com