Brasil foi bem no 7º CISM

A Seleção Brasileira Militar de Triathlon conquistou neste domingo, no último dia dos VII Jogos Mundiais Militares (que são disputados a cada quatro anos), mais quatro medalhas para o quadro geral do Time Militar Brasil. Entre elas, o título de campeão mundial militar por equipe feminina.

“Diferentemente do que é feito nas provas de Revezamento Misto da ITU, nesse evento, os tempos individuais de cada atleta são somados, gerando um tempo final para cada time, no caso, se contabiliza apenas os três melhores tempos de cada gênero e, no revezamento misto, os três melhores tempos masculinos e o melhor tempo feminino”, explica o Major Romão, Chefe da Equipe de Triathlon das Forças Armadas.

Disputada na distância olímpica (1,5Km de natação, 40Km de ciclismo, 10Km de corrida), os homens foram os primeiros a largar. Após uma natação muito homogênea e um trabalho de equipe no ciclismo, a disputa por medalhas ficou para a corrida. Ao final, o Brasil conquistou o bronze, três segundos à frente da fortíssima equipe chinesa, com Kauê Willy (11º colocado), Diogo Sclebin (12º), Matheus Diniz (19º), Danilo Pimentel (20º) e Manoel Messias (44º). A medalha de ouro individual ficou com o francês Pierre Le Corre, pela terceira vez seguida (2011, 2015 e agora, 2019).

No feminino, a Vittoria Lopes liderou toda etapa da natação e deu o ritmo no ciclismo. Com Luisa Baptista e Beatriz Neres vindo logo atrás, o Brasil passou a ser o país mais homogêneo entre as líderes.

Com uma corrida fortíssima, a seleção brasileira conquistou o lugar mais alto do pódio, ficando 10 segundos à frente da equipe russa. No individual, Vittoria Lopes conquistou o bronze, Luisa Baptista foi a 4ª colocada, Beatriz Neres a 9ª, Luma Guillen a 27ª e Luiza Cravo a 31ª. O ouro ficou com a suíça Jolanda Annen.

“A etapa de natação foi num lago e nadei bem, saindo com mais quatro meninas da água – uma chinesa, duas russas e uma húngara – conseguindo abrir pouco mais de um minuto do segundo grupo; nós trabalhamos bem no ciclismo, que eram quatro voltas de 10km, e praticamente mantivemos a diferença da natação para o grupo perseguidor. Na corrida eu corri para 35’53” e consegui superar essas meninas do meu grupo, mas duas que vieram do pelotão perseguidor me ultrapassaram. Foi muito bom, pois conseguimos vencer por equipe e estamos bem felizes por isso!”, contou Vittoria após a chegada.

Além das premiações individuais e equipe, o Brasil ainda conquistou a medalha de prata na equipe mista, somatório dos tempos dos três melhores masculinos e a melhor atleta feminina.

Ao final, o Triathlon militar brasileiro conquistou quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes.

Redação

press@trisportmagazine.com