ITU vai tentar organizar Mundial de Triathlon de 2020

Organização foca em realizar pelo menos os Campeonatos Mundiais de Elite, Sub-23, Júnior e Paratriathlon ainda este ano

O Conselho Executivo da World Triathlon (ITU), em reunião realizada por teleconferência esta semana, aprovou algumas mudanças no calendário de 2020, dando luz verde para os Campeonatos Mundiais de Elite, Sub-23, Júnior e Paratriathlon a serem realizados em 2020, no final do ano, com locais e datas a serem anunciados em breve. O Conselho também decidiu o cancelamento dos Campeonatos Mundiais de Duathlon de Longa Distância de Zofingen, das Copas do Mundo de Esportes de Brasília, Chengdu, Weihai e Wenzhou, além das Copas Asiáticas de Lianyungang, Dexing e Shantou.

Após analisar as recomendações dos Comitês de Atletas e Técnicos, e também após consultas com todas as Federações Nacionais sobre a conveniência de organizar o Campeonato Mundial deste ano para todas as categorias de Elite, o Conselho Executivo deu luz verde a todos eles.

Os Campeonatos Mundiais Elite, Sub-23 e Júnior 2020 foram planejados inicialmente para ocorrer na Grande Final de Edmonton em agosto, enquanto o Campeonato Mundial de Paratriathlon estava programado para acontecer em Milão, em maio, e depois transferido para Montreal, em junho. A equipe da ITU, juntamente com os organizadores e as federações nacionais, agora está procurando os melhores locais e datas disponíveis para essas provas. O Campeonato Mundial de Revezamento Misto está planejado para acontecer em Hamburgo, de 4 a 5 de setembro.

O Conselho Executivo analisou as diferentes circunstâncias e relatórios das Federações Nacionais e dos comitês organizadores sobre o surto de COVID-19 e decidiu apoiar o pedido dos organizadores de Zofingen (SUI) para cancelar o evento, que ocorrerá em 20 de setembro. Um dos clássicos do calendário, retornará no próximo ano à paisagem alpina da Suíça, com o Campeonato Mundial de Longa Distância Powerman Zofingen Duathlon de 2021, ocorrendo em 30 de maio.

O surto de COVID-19 no Brasil também obrigou os organizadores da Copa do Mundo de Brasília de 2020 a cancelarem o evento, inicialmente planejado para abril, mas adiado nos estágios iniciais da pandemia. Tanto os organizadores quanto a Federação Nacional chegaram à conclusão de que não será possível organizar a prova no Brasil este ano, mas tentarão trabalhar em uma alternativa para 2021.

Após o anúncio do governo chinês de que todos os eventos esportivos internacionais do país em 2020 serão cancelados, a Federação Chinesa de Triathlon foi forçada a anunciar também o cancelamento de todas as provas internacionais nos próximos meses. Essa decisão inclui a Copa do Mundo de Triathlon Weihai (12 a 13 de setembro); Copa do Mundo de Triathlon de Chengdu (19 a 20 de setembro); Wenzhou Multisport World Cup (17 a 18 de outubro); Copa da Ásia de Lianyungang (26 de setembro); Dexing Asian Cup (10 de outubro) e Shantou Asian Cup (31 de outubro).

Redação

press@trisportmagazine.com