Evento-teste olímpico Tóquio 2020. Quem são os favoritos entre homens?

Na manhã de sexta-feira, 16 de agosto, na região de Odaiba, na capital do Japão, Tóquio, os homens da Elite mundial do Triathlon darão início ao tão aguardado “2019 World ITU World Olympic Qualification Event”. A prova também oferece vagas diretas para atletas de vários países, incluindo Austrália, Áustria, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e EUA. Cada Federação adota sua própria abordagem para o processo de seleção de seus esquadrões para o maior evento esportivo do planeta no próximo ano e, para alguns atletas, o caminho para Tóquio 2020 começa neste evento de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Ter a honra de usar o número “1” coube à revelação desta temporada até agora, Jacob Birtwhistle. O australiano sempre teve o potencial para um final de prova forte, com uma das melhores corridas do Circuito, mas foi na WTS Leeds de junho recente que tudo se juntou e ele conquistou a vitória. Foi uma façanha que ele repetiu um mês depois em Hamburgo, o que significa que, como o francês Vincent Luis, atual líder do Circuito Mundial, não competirá, Jake leva o número “1” para sua primeira experiência no circuito de Odaiba, sabendo que um Top 3 lhe garante uma vaga em Tóquio 2020.

Kristian Blummenfelt não teve uma temporada das mais consistentes até agora em 2019, mas o quinto lugar em Montreal e Bermudas ressaltaram as credenciais do norueguês, quando consegue nadar bem. Casper Stornes e Gustav Iden completam o trio que obteve o pódio da WTS Bermudas em 2018.

A tarefa de melhorar seu excelente bronze olímpico no Rio 2016 será toda a motivação que o sul-africano Henri Schoeman precisa ao enfrentar o percurso neste fim de semana. WTS Yokohama (2º) e Leeds (4º) proporcionaram suas melhores performances até agora este ano, e um dos melhores nadadores do Circuito vai querer colocar outra grande corrida em conjunto. O compatriota sul-africano Richard Murray terminou apenas sete segundos e um lugar atrás do Schoeman na Rio 2016 e quer fazer um bom Evento-teste para ser o ponto de partida a um lugar no pódio daqui a um ano.

Apesar de toda a imprevisibilidade da World Series desta temporada, 2019 também viu o retorno bem-vindo ao topo do pódio do medalhista olímpico britânico Johnny Brownlee. Edmonton foi o local e, depois de ter encontrado dificuldades em grande parte do ano, seu bronze e prata em Londres 2012 e Rio 2016 respectivamente ainda significam que um lugar no pódio esta semana em Tóquio garantirá a Brownlee um assento no avião para o Japão no próximo verão .

Os representantes brasileiros serão os jovens Manoel Messias, recentemente medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, e Kauê Willy, que conquistou medalha de ouro no Pan pelo Revezamento Misto, junto com o próprio Messias, Luisa Baptista e Vittoria Lopes.

Confira o Start List masculino do evento:

[table id=245 /]

Redação

press@trisportmagazine.com