Prévia do Evento-teste Feminino Tóquio 2020. Quem são “Elas”?

Na próxima quinta-feira será disputado o Evento-teste Olímpico dos Jogos Tóquio 2020, categoria feminina. Com vários países usando a prova como uma oportunidade direta para se qualificarem para os Jogos Olímpicos do próximo ano, programas de treinamento planejados especificamente para a competição estão em andamento há semanas. Para muitas atletas, a possibilidade de garantir um vaga olímpica a um ano do evento dificilmente poderia ser mais inspiradora e longe de ser simplesmente um processo de aclimatização para o próximo ano.

A natação de 1,5km consiste em duas voltas de 750mts começando na Praia de Odaiba e indo para a Baía de Tóquio em direção à Ilha dos Pássaros. Os atletas fazem a transição no Seaside Park antes de se dirigirem a um percurso de bicicleta de oito voltas tecnicamente exigente. A corrida tem quatro voltas, terminando em grande estilo na beira da Baía de Tóquio.

Em um esporte de poucas garantias, os critérios de qualificação da Grã-Bretanha oferecem uma certeza para a atual campeã mundial Vicky Holland: como medalhista olímpica na Rio 2016, um eventual pódio neste evento-teste a levará imediatamente para a lista inicial de Tóquio 2020.

A rival mais próxima de Holland no ano passado, Katie Zaferes, dos EUA, está na melhor forma de sua vida em 2019, vencendo quatro das cinco primeiras provas da série mundial deste ano (e ficando em segundo na outra). Alinhando na largada pela primeira vez desde a WTS Hamburg 2018 está Flora Duffy, de Bermudas. A bicampeã mundial sucumbiu à uma contusão naquele evento e está no longo caminho da recuperação desde então. Agora, com um sólido bloco de treinamento atrás dela novamente, Duffy estará pronta para provar que não perdeu nada de seu poder devastador no último ano em busca de uma terceira aparição olímpica.

Graças a uma exibição imperiosa na WTS Hamburg, a britânica Non Stanford marcou seu retorno ao topo na hora certa, enquanto planeja melhorar seu quarto lugar no Rio. Stanford e Holland ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente no Evento-teste em Copacabana há quatro anos, enquanto a colega de equipe Georgia Taylor-Brown foi a estrela britânica nos últimos dois anos e também quer reservar seu lugar no avião de volta a Tóquio.

Entre o Brasil, nossas representantes são as jovens Luisa Baptista – que há duas semanas conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos –, e Vittoria Lopes, prata na mesma prova. Elas vêm bem motivadas também pelo título obtido no Revezamento Misto, conquistado junto com Kauê Willy e Manuel Messias no mesmo evento.

Confira o Start List do Evento-Teste em Tóquio:

[table id=244 /]

Redação

press@trisportmagazine.com