Reinaldo Colucci é 3º no Challenge Roth

Magnus Ditlev e Anne Haug vencem na edição do 20º aniversário de Roth

O brasileiro Reinaldo Colucci fez história neste domingo, na Alemanha, conquistando a 3ª colocação no Challenge Roth (3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida), um dos eventos mais tradicionais do triathlon mundial. Depois de uma prova extremamente emocionante e rápida, o jovem dinamarquês Magnus Ditlev venceu o DATEV Challenge Roth; o campeão mundial Jan Frodeno teve que desistir após 3 km na maratona, na sequência de uma etapa de ciclismo muito forte. Com seu impressionante tempo de 7:35:48 (sendo que fez 4:01:56 na bike, nova melhor marca para o ciclismo em Roth), Ditlev deixou de bater o recorde do percurso de Jan Frodeno, em 2016, por apenas nove segundos – e isso apesar das temperaturas em torno de 30 graus. O atual campeão Patrick Lange foi o segundo com 7:44:52, enquanto Colucci foi o terceiro com 7:52:36, também bem abaixo da marca de oito horas.

“Eu não posso acreditar que isso aconteceu!” disse Ditlev. “Não faz sentido, estou sem palavras, não posso acreditar no que aconteceu. Tudo correu conforme o planejado e isso raramente acontece. Foi incrível com espectadores em todo o lugar e você simplesmente se deixa levar. Foi um pouco chato quando Frodo desistiu, porque eu estava ansioso por uma boa batalha. Parece que ele ainda tem alguns problemas e isso é uma pena, pois teria sido divertido enfrentar ele. Nunca experimentei espectadores como na natação e não houve um momento em que você estivesse sozinho na bicicleta, e na corrida houve ainda mais espectadores!”

Logo após a chegada, Colucci disse que tentou seguir os líderes no ciclismo – ele integrava um Pack com cinco atletas que ditava o ritmo da prova, onde estavam Frodeno, Ditlev, Maurice Clavel e Robert Kallin –, mas sentiu que a velocidade estava acima do que havia programado e preferiu reduzir e ir ao seu ritmo, o que funcionou, pois no final da maratona teve pernas para buscar o pódio. Confira a entrevista dele após a prova:

A prova feminina foi vencida pela campeã mundial de Ironman, a alemã Anne Haug (foto acima), após uma perseguição ambiciosa, seu tempo: sensacionais 8:22:42 horas. Fenella Langridge, da Grã-Bretanha, que liderou toda a prova até a metade da maratona, terminou merecidamente em segundo. Judith Corachàn, da Espanha, cruzou a linha de chegada no Roth Triathlon Stadium em terceiro lugar.

“A longa distância é sempre difícil e eu realmente tive que lutar hoje”, disse Haug. “Eu não tive a natação que eu gostaria, então tive que forçar na bike e na corrida, que foi muito difícil. Me senti bem, mas tive uma picada de abelha que foi dura, mas no final fiquei super feliz. Nunca se sabe o que vai acontecer, pois você não pode influenciar os outros, apenas a si mesmo. Foquei em mim e tentei ficar o mais relaxada possível e fiquei contente em ver a linha de chegada! Me senti melhor do que no ano passado e é sempre incrível vencer na frente de uma torcida, em casa, e isso torna especial para mim.”

Resultados e parciais abaixo:

[table id=458 /]

Redação

press@trisportmagazine.com