Profile: Claudia Dumont

A ex-nadadora que tem o esporte como grande paixão

“Esporte é minha vida e minha paixão!” Assim Claudia Dumont define sua relação com a atividade esportiva, que conheceu aos três anos de idade através da natação e nunca mais parou, nadando até os 20 anos de idade pelo Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Em 2007, começou a treinar corrida com objetivo de participar da Volta da Pampulha, que ocorre em Belo Horizonte todo Dezembro. De 2007 a 2017 foram várias provas de 5km, 10km e 21km. Completou 11 maratonas, sendo cinco delas abaixo de três horas e chegando a ser 3º lugar geral da Maratona da Disney e melhor brasileira na Maratona de Chicago em 2016, com 2h57min.

Foto: Fernando Mizhari

O triathlon surgiu em sua vida em 2014, quando fez seu primeiro sprint, no Rio Triathlon. “Como iniciei com uma prova curta para conhecer o esporte, eu curti e fiquei com vontade de continuar!”, lembra ela, e completa: “Em Março de 2015, participei de um triathlon olímpico também no Rio Triathlon, como preparação para o Ironman 70.3 de Brasília, que seria meu primeiro Meio Ironman. De 2015 a 2019 completei mais dez provas IM 70.3 e três provas Ironman, sendo duas em Florianópolis e uma em Kona.”

Claudia lembra com carinho de duas competições, o IM 70.3 Fortaleza de 2017, quando foi pela 1ª vez campeã de uma prova, e o Campeonato Mundial em Kona de 2018, onde estava sem pretensões e após a linha de chegada soube que tinha a sido a 6ª do mundo na sua categoria. Em 2019 ela fez duas provas de IM 70.3 no primeiro semestre, em Florianópolis, onde foi a primeira amadora, e em Fortaleza, onde foi a vice-campeã geral. “O meu calendário tinha o Mundial de 70.3 em Nice, em setembro, e em novembro eu estava inscrita para o Ironman na Flórida para tentar uma vaga para Kona 2020. Ocorre que uma lesão, duas semanas antes do Mundial de Nice, atrapalhou os planos e precisei abrir mão das provas. Competi em Nice correndo para buscar a medalha e no Ironman da Flórida precisei me poupar para não piorar a lesão”, recorda-se.

Para este ano, Claudia Dumont fará o Ironman 70.3 Florianópolis e o Ironman Brasil, além de outras provas em águas abertas e de corrida de rua como preparação. Para isso, segue uma rotina dura em sua preparação. “Normalmente acordo às 4h30 da manhã para treinar e depois vou para o trabalho. Treino duas modalidades por dia. Os treinos longos, faço aos sábados e domingos”, conta ela. “Eu sou uma pessoa muito competitiva, mas é uma competição comigo mesma, onde busco o meu melhor. Meu objetivo com o triathlon é sempre ser melhor do que ontem! Qualquer amador que tem aspirações no Ironman deve estar preparado para imprevistos e fazer deles sempre um aprendizado. Planejamento não só de treinos e nutricional, mas também profissional e familiar. A jornada é dura, mas você deve amá-la. Agradeça todo treino finalizado! Sonhe e planeje, e o mais importante, divirta!”, reforça Claudia.

Foto: Fernando Mizhari

BIO
Nome: Claudia Helena Dumont
Idade: 43 anos
Cidade: Belo Horizonte
Tempo de triathlon: 5 anos
Altura: 1.65m
Peso: 52kg
Roupa de borracha: Blue Seventy
Óculos de natação: Aqua Sphere Exo Kaiman
Bike: Argon18 – E119Tri+
Capacete: Ekoi / Bontrager
Sapatilha: Bontrager / Shimano
Tênis de corrida treino: Asics / Nike
Tênis de corrida competição: Mizuno / Nike
Óculos de sol: Oakley e Yopp
Equipe: TEO ESPORTES
Patrocínio/Apoio: Peers Consulting, Probiótica.

Redação

press@trisportmagazine.com