Preview Mundial de Ironman 2022 – Cat. Masculina

Neste sábado é a vez dos homens disputarem, no Hawaii, o título de campeão mundial de Ironman 2022

O alemão tricampeão mundial de Ironman Jan Frodeno está fora, por lesão… com esta preciosa informação logo no início de nossa prévia, as opções são várias. Desde o bicampeão mundial Patrick Lange ao rookie – em Kona – Kristian Blummenfelt.

Uma certeza todos temos, o ritmo será insano! Desde a natação se espera uma prova de riscos, pois o perfil dos principais candidatos não tem nada de conservador. A largada será às 6:25 em Kailua-Kona (13:25 no horário de Brasília).

A transmissão será via Facebook Watch no canal IRONMAN Now, e também via IRONMAN Now no YouTube. Para os updates e acompanhamento dos atletas amadores o melhor recurso é ter o aplicativo IRONMAN Tracker em seu celular, que é um companheiro essencial para manter-se atualizado com todas as ações do dia e poder acompanhar os amigos amadores que estão participando.

NORUEGA

Para escrever sobre eles, a melhor maneira é referenciar como uma dupla, que vem da mesma cidade – Bergen – da Noruega… Sim, Kristian Blummenfelt e Gustav Iden são grandes favoritos, já que são os atuais campeões mundiais de IRONMAN e IRONMAN 70.3, respectivamente. Blummenfelt venceu em maio deste ano o Mundial de Ironman atrasado de 2021, mas o evento foi realizado em St.George, Utah, e como ele mesmo disse à nossa equipe em Kona, o Hawaii é diferente.

LIONEL SANDERS

Em maio deste ano o popular e carismático canadense ficou em segundo lugar no IRONMAN World Championships, em St. George, atrás de Kristian Blummenfelt. Em 2017 ele também foi vice-campeão mundial de Ironman, mas foi no Hawaii. Sanders é conhecido por sua obstinação e “estilo” inconfundível de pedalar e, principalmente, correr. Não deixem ele enganar você com aquela corridinha estranha… Vindo de trás, sempre após uma natação deficiente para um profissional, ele traz emoção à prova e tem capacidade para vencê-la.

PATRICK LANGE

Ele é bicampeão mundial de Ironman (2017 e 2018), e ambas as vitórias têm uma marca, a maratona dominante. Por mais que não tenha dado uma sequência vitoriosa depois, Lange merece respeito e este ano foi vice-campeão do Challenge Roth, atrás do dinamarquês Magnus Ditlev.

MAGNUS DITLEV

Por falar no alto e magro dinamarquês Ditlev, campeão do Challenge Roth 2022, ele é, sim, um dos favoritos ao título de Kona. Vem em crescente evolução nos últimos dois anos e seu ciclismo é um diferencial a favor. A corrida? Em crescimento constante.

JOE SKIPPER

O britânico reclamou dos preços de estadia de Kona e disse que se não chegar até o 6º lugar terá prejuízo financeiro. A ideia então é um Top 5! Ele é raçudo e ousou provocar Blummenfelt no desafio Sub 7 horas este ano. Fez grande prova, mesmo tendo sido convidado a participar apenas duas semanas antes (devo à lesão de Alistair Brownlee). Recentemente, no IRONMAN Wales, ele teve uma corrente enrolada e ficou 25min à espera do conserto. Resolvido isso, entregou a bike em 5º e correu a maratona em 2h45min para obter uma das maiores vitórias já registradas em provas de Ironman.

TRIO BRAZUCA

O que não faltam são grandes nomes para destacarmos: Sebastian Kienle (campeão mundial de Ironman 2014) que se despede da prova de Kona este ano, Cameron Wurf (ciclista da INEOS que se tornou um grande triatleta), Sam Laidlow, Daniel Bækkegård, Braden Currie, Leon Chevalier… todos candidatos a um Top 10. Junto a eles, podemos unir os três brasileiros: Reinaldo Colucci, Igor Amorelli e André Lopes.

Colucci, campeão do Ironman Brasil, 3º colocado no Challenge Roth, está num grande momento desde que começou a se dedicar exclusivamente às longas distâncias. Amorelli já foi Top 15 duas vezes e um Top 10 para o papai do ano cairia muito bem ao atleta que sempre esteve associado à longa distância no Brasil. Lopes já correu a prova de Kona como Amador, mas como PRO será sua estreia. Ele é reconhecido como um triatleta que entrega tudo na prova (elogio feito por nada menos que Tim O’Donnell), até o último litro de gasolina no tanque. Para nós, acompanhar a transmissão a partir das 13h25 e torcer para o primeiro Top 10 do Brasil na Categoria Masculina do Ironman Hawaii.

Redação

press@trisportmagazine.com