Monte a sua pain cave

O que não pode faltar na sua “caverna da dor”

Não é algo fácil, barato, nem simples de ter, mas existindo as possibilidades, quem não gostaria de montar na sua casa uma “pain cave”, em tradução literal, “caverna da dor”?

Primeiro de tudo, a questão do espaço. A maioria dos brasileiros mora em apartamento, principalmente nas grandes cidades, então, ter o “luxo” de um lugar destinado aos equipamentos do triathlon, por si só, já é algo raro… poder montar um espaço para treinamento indoor, já é pedir demais!

Em tempos de pandemia mundial e quarentena obrigatória, nunca o chamado treinamento indoor esteve tanto em voga no Brasil. Na Europa e América do Norte é mais comum por causa do inverno rigoroso, mas no Brasil, tirando os estados do Sul do país, raramente as temperaturas baixas chegam a ser um problema para o treinamento outdoor. O que não pode faltar?

Trainer
É o que sempre chamamos de “Rolo”, mas que nos últimos anos ganhou o status de Smart Trainer ou “Treinador Inteligente/Esperto”. Os smarts trainers mais modernos representam um investimento considerável, no entanto, seu desempenho é incomparável. Emparelhe-o com as plataformas de ciclismo virtual como Zwift, BKool, Rouvy, entre outras e terá um videogame onde seu corpo substitui o Joystic e o rendimento no treino será muito bom, fato relatado pela maioria dos atletas – profissionais e amadores – que usam esta ferramenta. Caso não tenha um smart trainer, o rolo comum também serve para treinar nas plataformas virtuais de ciclismo. Veja como fazer aqui.

Um tapete
Tendo o smart trainer, é importante colocar um tapete por baixo da bike e, se possível, do próprio rolo, pois ajuda a manter o chão limpo e fornece uma superfície aderente para o seu aparelho.

Uma capa de suor
Cuide da sua bicicleta. Uma capa específica ou uma toalha sobre o guidão e parte do quadro, são ótimas maneiras de minimizar o risco do suor estragar sua bike.

Toalhas
Você vai suar muito no treino indoor. Certifique-se de ter algumas toalhas disponíveis – uma para o guidão, como dissemos acima, e outra para limpar o rosto, proteger o laptop etc.

Ventilador
Outro item que ajuda no desempenho do praticante, pois refresca seu corpo, mas também auxilia na redução do suor que cai na bike e no chão.

Bandana ou boné
Isso ajudará a manter o suor longe dos olhos. Algo que quando pedalamos na rua nem percebemos muito, mas no treinamento indoor é um fato certo.

Entretenimento
Nem todas as pessoas gostam das plataformas virtuais de ciclismo, então uma boa sugestão é assistir filmes, séries ou videos de eventos do seu esporte preferido enquanto pedala.

Fones de ouvido
É comprovado que ouvir música auxilia no desempenho do atleta. Caso não queira pedalar e ficar olhando para um computador ou televisão, escutar sua playlist preferida pode te ajudar a martelar os pedais.

Hidratação e suplementação
Muito importante, principalmente nos treinos acima de 60 minutos. Confira aqui o artigo que publicamos sobre este tema. O pior é ter que interromper um treino para reabastecer sua água. Certifique-se de encher todas as garrafas de água necessárias com antecedência – é melhor ter mais do que menos.

Pacote completo
É lógico que ter a pain cave como a do Jan Frodeno, com esteira e piscina endless pool, é algo para poucos de nós, incluindo aí outros atletas profissionais, entretanto, fora o rolo e tudo que já citamos, o investimento em equipamentos para treinos funcionais são válidos, pois não são tão caros e possíveis de serem comprados aos poucos. A própria esteira já diminuiu muito de preço e, com uma boa pesquisa, é possível conseguiu boas oportunidades deixar sua pain cave turbinada.

A partir da semana que vem, acompanhe em nosso site fotos e detalhes das pain caves de nossos atletas profissionais e amadores.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com