Jack Moody e Grace Thek vencem o Challenge Wanaka

Campeões são dominantes na etapa de corrida; o grande nome da prova, Sebastian Kienle, é 3º na primeira prova de seu Tour de despedida

Em uma prova cheia de emoção e espetáculo, Jack Moody e Grace Thek venceram o tradicional Challenge Wanaka, na Nova Zelândia, disputado na distância de 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida. Embora tenha havido muita ação durante a competição, os dois atletas mais fortes venceram a prova com suas corridas incomparáveis.

HOMENS

Na prova masculina, Mike Phillips saiu da água primeiro, com o tempo de 24:04 minutos, ele tinha homens como Jack Moody, Caleb Noble, Guy Crawford e Sam Osborne logo atrás dele e depois o favorito do evento, Sebastian Kienle, 1:34 atrás do líder.

Na bike, formou-se imediatamente um grupo líder, que quase com a mesma rapidez começou a desmoronar. Phillips, Noble e Moody decolaram com os três, enquanto Kienle e Matt Burton abriram caminho no Field por trás. Apesar de ganhar posições, não conseguiram ganhar tempo sobre os líderes da prova, mesmo perdendo dois minutos após os primeiros 30 km.

No grupo da frente, foi Moody quem não conseguiu acompanhar o ritmo de Phillips e Noble, mas depois de 50 km, Noble também não conseguiu manter o ritmo e Phillips se viu rodando sozinho pelo restante do ciclismo. De volta à T2, Phillips, que estava rodando incrivelmente forte, tinha 2:20 minutos de vantagem sobre Burton e Kienle, enquanto Noble perdeu muito tempo nos estágios finais e ficou em quarto lugar com uma desvantagem de 1:58 minutos. Moody seguiu em quinto lugar com 3:10 de queda, enquanto as temperaturas subiam prometendo uma prova difícil pela frente.

Durante a corrida off-road em um percurso difícil e técnico, Phillips jogou tudo ou nada, mas não conseguiu evitar que Moody, o homem com o maior déficit na T2, fechasse forte. No meio do caminho, Moody já havia diminuído para apenas 1:04 minuto atrás e no processo avançou para o segundo lugar. Kienle passou em terceiro a 1:55 minutos e, em seguida, Noble e Burton seguiram em quarto e quinto, quatro e cinco minutos atrás, respectivamente.

Na segunda metade da corrida, Moody foi se aproximando, até que finalmente, nos últimos quilômetros, ultrapassou Phillips. Moody conquistou a vitória do Challenge Wanaka com o tempo de 3:58:01. Phillips terminou em segundo com 4:00:22 e Kienle fechou o pódio com o tempo de 4:02:57.

Sebatian Kienle, 3º colocado

“Nadei muito bem e cheguei onde precisava estar”, disse Moody sobre sua prova. “Logo na frente saindo da T1 e os rapazes estavam trabalhando, havia um grupo de três de nós vindo pela cidade, mas caí depois de uma pequena queda boba. Depois disso, mantive meu próprio plano de jogo e me acomodei em 90k bastante longos. Observar as grandes potências australianas e alemãs passarem na bike é uma experiência bastante humilhante, mas permaneceu positiva. Eu sabia que minha corrida estava em boa forma. Recentemente, não consegui mostrar o pedigree pelo qual era originalmente conhecido, por isso foi bom ter essa carta na manga.”

MULHERES

A prova feminina também foi emocionante de acompanhar. Inicialmente Lotte Wilms liderou a natação e Rebecca Clarke foi a única que conseguiu ficar com ela. No final, Clarke ultrapassou Wilms – que é conhecida por seu nado fortíssimo – nos metros finais saindo da água com 20 segundos de vantagem. Grace Thek seguiu a 1:54 minutos e a 2:25 minutos atrás, Els Visser também cabeceou para a T2.

Clarke então disparou sozinha na bike e, embora Wilms continuasse pedalando cerca de 20 segundos atrás, a holandesa não conseguiu pedalar até Clarke. Enquanto isso, Visser começou a se aproximar na frente e logo alcançou Wilms. Wilms não tinha resposta para isso e, enquanto Visser progredia e também ultrapassava Clarke, Wilms começou a perder cada vez mais tempo até ficar mais de três minutos atrás e eventualmente desistir da prova.

Ao mesmo tempo houve um belo duelo entre Clarke e Visser, já que as duas se alternaram várias vezes na batalha ou na posição de liderança. Infelizmente, parece que as duas mulheres erraram a curva fazendo com que perdessem um pouco de tempo e Thek, pouco antes da T2, as pegou. Assim, as três mulheres largaram a meia maratona ao mesmo tempo e a briga pelas medalhas ficou aberta.

No entanto, durante a corrida, logo ficou claro que uma senhora tinha vantagem – Thek. Ela imediatamente fugiu de Visser e Clarke com uma vantagem cada vez maior. A partir daí, sua vitória não estava mais em perigo e ela venceu a corrida com o tempo de 4:32:30. Visser seguiu em segundo com +2:29 minutos. Clarke terminou em terceiro com +7:34 minutos atrás.

Grace Thek, campeã de Wanaka

“Isso foi impressionante, mas brutal!” disse Thek após sua vitória no Challenge Wanaka. “Não houve tempo real para desacelerar durante todo o percurso, foi a todo vapor o caminho todo! Foi muito divertido. Eu venho de cross country, então gosto das trilhas, mas já faz um tempo desde que estive nelas, então foi muito difícil. Estou feliz por ter vencido aqui. É a minha primeira vitória no Challenge, então é muito especial e é ótimo fazê-lo em um lugar tão bonito.”

Para obter os resultados completos, visite www.challenge-family.live.

Redação

press@trisportmagazine.com