Cinco exercícios para a melhora do streamline

Streamline é a expressão que define a posição aerodinâmica do corpo utilizada nas saídas e viradas da natação em piscinas

Por Fabiola Vieira

Os esportes compostos (ou provas combinadas) como o heptatlo, o pentatlo e o triathlon, além de exigirem versatilidade do praticante, fazem sempre com que o desperdício de energia seja um inimigo dos bons resultados. Uma das formas mais eficientes de se poupar numa prova é reduzindo o arrasto, seja durante a corrida com roupas mais justas e técnica apurada, no ciclismo com posições mais aerodinâmicas ou na natação, com um streamline bem executado.

Streamline é a expressão que define a posição aerodinâmica do corpo utilizada nas saídas e viradas. Veja por que ela é uma parte tão importante da natação:

1. Produz menor quantidade de arrasto justamente quando ele é mais “cruel”, nas retomadas e rompimento da inércia. Lembre-se: menos arrasto = mais propulsão = mais velocidade.

2. Ajuda a manter a posição corporal adequada enquanto você nada o ciclo completo de braçada.

3. Ajuda a conectar seu chute à musculatura do seu core.

4. “Aponta” falhas de mobilidade.

Vamos voltar ao último item, tema que vamos abordar neste texto.

Já tentou esticar os dois braços, como se quisesse encostar no teto e “esmagar” suas orelhas? Se não consegue, pode ser falta de mobilidade (de ombros, escápulas ou ambos), o que é necessário para a boa execução do streamline. Lembre-se: streamline ruim = mais arrasto = menos velocidade.

Incorporar alguns minutos de exercícios de mobilidade ao seu treino de natação, mesmo que sua agenda seja apertada, vai se traduzir na capacidade de melhorar sua técnica dentro d ́água e no ganho, a médio e longo prazo de segundos preciosos. Uma técnica ruim (dentro de uma modalidade tão técnica) não faz sentido, não é?

Embora essa série tenha sido concebida para melhorar seu streamline, ela também funciona como uma sessão de mobilidade geral para membros superiores, ajudando na prevenção de lesões.

Faça de 2 a 3 séries de cada, 2 a 3 x por semana:

.10 x rotação de ombros com elástico

.10 x anjos na parede (braços tocando a parede o tempo todo)

.10 x elevando um braço de cada vez na posição de agachamento contra parede

.10 x de joelhos, levar o quadril para trás na posição do streamline

.10 x deitado, elevar os braços na posição do streamline

Confira abaixo o vídeo com os exercícios.

Fabíola Vieira é triatleta amadora e fisioterapeuta

@fabiolabviera

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com