Ironman Hawaii: os tênis utilizados por Iden em Kona não são “ilegais”

World Triathlon confirma: os tênis IMWC de Iden não são “ilegais”, pois não há regras sobre tênis de corrida

Uma investigação sobre a legalidade do protótipo de tênis de corrida utilizado pelo campeão mundial Gustav Iden no Ironman Hawaii, levou a uma conclusão esperada, pelo menos para o momento: tudo está permitido.

A ON Running, que contratou Gustav Iden na semana anterior ao Mundial, recebeu luz verde para adaptar um tênis para o norueguês da maneira que quisesse. Os triatletas profissionais não precisam cumprir nenhuma regra sobre a escolha de tênis de corrida, confirmou a World Triathlon à revista Triathlete.

Embora já estejamos completamente acostumados com placas de carbono em tênis de corrida, as marcas de calçados continuam inovando, procurando maneiras de fazer os atletas correrem ainda mais rápido: solas mais grossas, mais capacidade de resposta e carbono. A On Running apostou num protótipo do On Cloudboom Echo 3, que Gustav Iden correu em Kona e bateu o recorde da maratona da prova, fazendo 2:36:14… melhor propaganda não há!

Após a introdução de placas de carbono em tênis de corrida – iniciada pela Nike com o Vaporfly – a World Athletics (órgão máximo do atletismo mundial) surgiu com um conjunto de regras que as marcas precisam cumprir quando se trata de tênis de corrida. No entanto, essas regras ainda não se aplicam ao triathlon, confirma a World Triathlon. Isso torna os tênis de Iden “legais”. Se fosse na World Athletics – antiga IAAF – os tênis seriam vetados.

Os tênis que Iden correu em Kona têm uma espessura de sola que ultrapassa os 50 milímetros (o limite da World Athletics é de 40mm), além de protótipos não serem aceitos, pois os modelos precisam já estar disponibilizados ao público para poderem ser utilizados em competição, pelas regras da World Athletics.

Pode muito bem ser que o World Triathlon siga as regras do World Athletics em um futuro próximo, mas como recomendado pela própria World Athletics, isso não é o caso até agora. O órgão primeiro quer esclarecer as regras com mais detalhes. Isso significa que Iden e outros triatletas podem desfrutar de seus modelos inovadores por um bom tempo, ou até para sempre, já que o triathlon sempre foi marcado por aceitar as inovações de natação, ciclismo e corrida.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com