IM NZL 1990: A chegada mais apertada da história do Ironman

Ken Glah e Pauli Kiuru protagonizaram a chegada mais apertada da história das provas de Ironman

O IRONMAN Nova Zelândia tem uma marca registrada: “O Ironman, fora do Hawaii, mais antigo do mundo”, mas poderia incluir mais uma… “O Ironman com a margem de vitória mais apertada de todas”.

Oficialmente, o tempo final entre o primeiro e o segundo colocado é de um segundo… Realisticamente, é mais como um décimo de segundo. Depois de nadarem 3,8 km, pedalarem 180 km e correrem 42,2 km, tudo o que separou o finlandês Pauli Kiuru e o americano Ken Glah no Ironman Nova Zelândia de 1990 foi uma margem de vitória mais comum em corridas de 100 metros.

É o final mais próximo da história de uma prova de Ironman que se tem notícia, e o drama foi condizente com um final tão tenso. Kiuru e Glah ficaram em “combate” o dia inteiro e estavam se aproximando da linha de chegada em St. Heliers. Com o funil à vista, o finlandês inexplicavelmente desviou-se do percurso e seguiu para um caminho entre os espectadores e os painéis publicitários, deixando Glah confuso.

Kiuru reagiu rapidamente, abriu caminho entre a multidão de espectadores, pulou nos painéis publicitários e correu atrás de Glah. Surpreendentemente, ele passou o americano angustiante perto da linha de chegada para registrar uma vitória dramática.

“Havia tantas pessoas que eu não conseguia ver quando as cercas começaram para funil e, antes que eu percebesse, eu estava muito longe", lembrou Kiuru. “Não entrei em pânico quando percebi meu erro.

“Fiquei louco. Fiquei tão bravo porque achava que podia vencer, mas cometi esse erro estúpido. Não havia chance de dizer ‘com licença’. Afastei as pessoas e pulei a cerca. Ken já estava 15 metros à frente e corri. Ele não percebeu que eu estava lá até estar quase ao lado dele. Foi muito confuso."

Glah não ficou desapontado com o resultado e, apesar de ter acumulado sete vitórias e 14 pódios na distância Ironman em sua carreira profissional, é uma foto dele terminando em segundo lugar em 1990 que ocupa o lugar de seu escritório.

“Eu fiz parte da chegada mais próxima da história do Ironman e foi bom estar dentro de uma grande prova”, disse ele. “Esse fato recebeu muita publicidade e ajudou a impulsionar o esporte e a mim".

Glah voltou a vencer o Ironman Nova Zelândia em 1992 e 1993, mas Kiuru nunca mais correu o evento. O finlandês venceu o Ironman Europe duas vezes e o da Austrália quatro vezes, mas nenhuma foi tão dramática quanto sua vitória em Auckland em 1990.

O Ironman NZL possui uma história orgulhosa e rica, e hoje em dia profundamente enraizado Taupō. A prova em si mostra o melhor do país e das maravilhas naturais da Nova Zelândia, além de mais de 2.000 voluntários e milhares de espectadores se alinharem nas ruas para acompanhar a prova. O IRONMAN Nova Zelândia possui 40 vagas de qualificação para o IRONMAN World Championship 2020 em Kailua-Kona, Havaí, e será disputado no próximo dia 7 de março.

Assista abaixo o vídeo resumo do Ironman Nova Zelândia 1990, com a chegada emocionante:

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com