A programação da ITU para o triathlon em 2020

As principais provas e eventos programados pela União Internacional de Triathlon neste ano olímpico

Esse é um ano muito importante para o calendário mundial de triathlon, pois, nos Jogos Olímpicos, além dos 55 homens e 55 mulheres no Triathlon Olímpico “Individual”, teremos a estreia do “Mixed Relay”, o Revezamento Misto de Triathlon, algo que o COI (Comitê Olímpico Internacional) tem incentivado muito, modalidades esportivas onde homens e mulheres podem competir juntos, no mesmo time.

A WTS (World Triathlon Series) está programada para ser tão disputada quanto em 2019, e novos locais estão agendados para serem estreados no circuito de Copas do Mundo deste ano, inclusive o Brasil. Não se esqueça que você pode assistir a todas as provas da World Triathlon Series, World Paratriathlon Series e World Cup, pela assinatura no TriathlonLIVE.tv. Segue uma análise mensal e completa do que está por vir em 2020:

Fevereiro
O Campeonato Mundial de Triathlon de Inverno retorna à cidade alpina italiana de Asiago de 7 a 9 de fevereiro, com a dupla russa de Pavel Andreev e Daria Rogozina procurando defender os títulos conquistados há 12 meses. A Copa do Mundo de Triathlon de Inverno ITU S3 2020 começa 23 de fevereiro em Quebec, antes que a ação avance para climas mais quentes para fechar o mês, e o primeiro evento WPS do ano, a Devonport World Paratriathlon Series (29 de fevereiro).

Março
A World 2020 Triathlon Series começa com a WTS Abu Dhabi (6 de março), seguida pela primeira prova da série Mixed Relay (7 de março).
A primeira Copa do Mundo de 2020 ocorrerá em Mooloolaba, na Austrália, em 14 de março, seguida pelo retorno das provas na Flórida, EUA, com a Copa do Mundo de Sarasota-Bradenton – e a WC de paratriathlon – uma semana depois. A ação segue para a Nova Zelândia com a sempre popular New Plymouth World Cup encerrando um mês movimentado em 29 de março.

Abril
Brasília recebe o retorno das provas da Copa do Mundo para a América do Sul em 3 de abril, a primeira ação de nível Elite no país desde os Jogos Olímpicos Rio 2016. A World Series chega às Bermudas, sede da famosa escalada de bicicleta Corkscrew Hill, em 18 de abril, com a ilha sediando sua Copa do Mundo de Paratriathlon no dia seguinte. Na semana seguinte, a agora habitual parada da Copa do Mundo no México leva os atletas de Elite à praia de Huatulco (26 de abril).

Maio
Outro novo local de Copa do Mundo para 2020, Valência, no dia 2 de maio, enquanto em Milão, no mesmo fim de semana, será o tão esperado Campeonato Mundial de Paratriathlon. Separado do programa da Grande Final de 2020 para evitar confrontos com os Jogos Paralímpicos, o evento estreou na WPS em 2019 e proporcionará uma excelente etapa para coroar os melhores do mundo. O Evento de Qualificação de Revezamento Misto de Chengdu (9 de março) proporcionará uma oportunidade de qualificação final para as equipes que esperam alcançar a linha de partida de Tóquio 2020, seguida pela sétima Copa do Mundo do ano no dia seguinte, marcando o fim do período de qualificação para Tóquio 2020 em grande estilo, na China. A World Series se muda para o Japão, com a décima edição do WTS Yokohama (17 de maio) e a WPS no dia anterior. Após quatro edições em Cagliari, a Sardenha novamente acolhe o circuito da Copa do Mundo, só que desta vez é na bonita vila de Canzigione, em Arzachena, que os atletas vão competir.

Junho
O mês de junho começa com a Copa do Mundo de “A Coruna Paratriathlon” na Espanha e, em seguida, vê o retorno do WTS Leeds como os melhores do mundo, mais uma vez, dirigir-se ao norte da Inglaterra para um teste difícil em 7 de junho. A Copa do Mundo de Paratriathlon de Besançon acontece uma semana depois, depois a World Series segue para o Canadá com o WTS Montreal em 28 de junho, precedida pela World Paratriathlon Series (24 de junho).

Julho
Julho marca a ação final da World Series antes dos Jogos Olímpicos, com o WTS Hamburgo no dia 11 de julho e o Campeonato Mundial de Revezamento Misto no dia seguinte, enquanto a França busca um hat-trick de títulos e as equipes experimentam suas melhores equipes antes de Tóquio. A tradicional Copa do Mundo Tiszaujvaros acontece no final de semana de 18 a 19 de julho, e é hora do grande evento do ano: Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 verão os atletas correndo para a icônica Baía de Odaiba e depois pelas ruas da cidade, com os homens largando às 06h30 do dia 27 de julho e as mulheres no mesmo horário no dia seguinte.

Agosto
Não há maneiras melhores de começar um mês do que com a estreia olímpica do revezamento misto do Triathlon no super sábado. A espera finalmente terminará em 1 de agosto, enquanto os países se alinham para batalhar em Tóquio 2020 para se tornarem os primeiros campeões olímpicos de Triathlon da história. Segue-se nada menos que a Grande Final Mundial de Triathlon e a coroação dos Campeões Mundiais de Elite, Sub-23, Júnior e Faixa Etária de 2020 em Edmonton. O mês termina em grande estilo com os eventos dos Jogos Paraolímpicos de 29 a 30 de agosto e uma Copa do Mundo de Elite na bela cidade montanhosa checa de Karlovy Vary (30 de agosto).

Setembro
O Campeonato Mundial Multisport de Almere-Amsterdã ocupa uma das casas do esporte de 4 a 13 de setembro, com as competições de Triathlon de longa distância e cross, Duathlon, Aquathlon e Aquabike. A Copa do Mundo volta à China e, mais especificamente, à cidade costeira de Weihai (13 de setembro) e depois à capital espanhola de Madri, em 26 de setembro. No mesmo final de semana, o Campeonato Mundial de Duathlon de Longa Distância Zofingen ITU Powerman retornará à cidade suíça pelo sexto ano consecutivo.

Outubro
A bela cidade turca de Alanya sediará a Copa do Mundo de Paratriathlon final de 2020 em 4 de outubro. A temporada da Copa do Mundo de Elite chegará ao clímax com dois clássicos consecutivos: Tongyeong, Coréia, em 18 de outubro e a Cidade japonesa de Miyazaki (25 de outubro), derrubando a cortina em mais um ano de tirar o fôlego com provas de classe mundial em todo o mundo.

Redação

press@trisportmagazine.com