Fortalecendo as panturrilhas

O fortalecimento da panturrilha muitas vezes é pouco valorizado nos programas para melhora de desempenho e prevenção de lesões

Por Fabiola Vieira

Começo do ano é sinônimo de período, período que acontece depois das férias, voltado para todos os níveis de atleta, que tem como objetivo dentre outros fortalecer aquela parte do corpo que mais você lesiona e o fortalecimento dos músculos mais exigidos em cada modalidade do triathlon antes do aumento do volume e intensidade dos treinos.

Mas antes de ir para academia fazer vários exercícios de quadríceps, você sabia que a panturrilha é mais exigida na corrida do que o quadríceps!?

Segundo estudo ( Juha-Pekka Kulmala et al. 2016), o músculo da panturrilha trabalha muito mais perto do seu limite funcional do que o músculo anterior da coxa, o quadríceps.

O fortalecimento da panturrilha muitas vezes é pouco valorizado nos programas para melhora de desempenho e prevenção de lesões.

É comum ter nas prescrições muitos exercícios para quadriceps e poucos de panturrilha, o que não se justifica porque a panturrilha além de ser o elo mais fraco trabalhando 25% mais perto do seu limite funcional do que o quadríceps, também é responsável por absorver o impacto das passadas funcionando como mola e devolvendo parte desta energia no final da passada durante a impulsão.

O exercício abaixo é uma maneira muito eficiente e simples de trabalhar o fortalecimento da panturrilha e potência na corrida, pois a musculatura é solicitada na mesma inclinação que durante os treinos.

Faça 3 séries de 15 repetições de 2 a 3 vezes por semana.

Bons treinos!

Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @estudiodepilatti @fabiolabvieira

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br