Que repetição é o segredo, você já sabe. Mas por que isso é tão importante?

Uma das ferramentas mais eficazes na caixa de treinos de um atleta é a repetição

Olhe para os melhores do mundo: eles praticam suas rotinas, seus treinos, suas habilidades um milhão de vezes em cada sessão de treinamento, especialmente antes das grandes competições. Triatletas não são diferentes. 
 
Ao repetir certas séries de treinos ao longo do tempo, triatletas podem melhorar suas habilidades motoras, desenvolver melhor compreensão intuitiva de seu corpo e monitorar seu desempenho com mais eficiência. 
 
Aqui estão oito razões para incluir a repetição em seu plano de treinamento:
 
1. Melhorar habilidades motoras
Usando uma esteira plana (inclinação de 0% ajuda a incentivar o movimento para frente), os atletas podem trabalhar para aumentar sua passada na corrida ao longo do tempo. Isso ajuda a reduzir o gasto no solo, o que reduz a carga excêntrica nos quadris. 
 
2. Treinar a concentração
Repetidas sessões de treinamento que focam na forma, em oposição aos níveis de esforço aeróbico, incentivam os triatletas a desenvolverem mais foco e concentração. Isso ajuda a aumentar a eficácia dos treinos e leva a melhorar o desempenho no dia da prova. 
 
3. Desenvolver a compreensão intuitiva
Com o tempo, os atletas que treinam repetições desenvolvem uma afiada habilidade de sentir como estão se saindo em determinado dia. 
 
4. Melhor antecipar o treino
Para atletas de mais idade, especialmente, a repetição é uma rotina previsível e estruturada que pode ser seguida sem comprometer as premissas do treinamento. Montar uma estrutura realmente ajuda os atletas a fazerem uso mais efetivo do seu tempo. 
 
5. Acompanhe seu desempenho
Com as repetições, os atletas não precisam ser submetidos a testes fisiológicos ou se preocupar em se testarem em várias distâncias durante o treinamento. Em vez disso, a repetição no treino garante que eles possam acompanhar sua melhora em cada esporte a cada semana. 
 
6. Avaliar melhor a fadiga
Repetir padrões de treinamento ajuda o atleta a determinar se é “um daqueles dias”, se está realmente cansado e precisa descansar ou se está apenas em um dia de folga. 
 
7. Construir consistência
Atletas que confiam na repetição aprendem a interpretar com precisão os sinais do seu corpo e se adaptam melhor para manter a consistência no treinamento. 
 
8. Aumentar a força
Triathlon, como todos os esportes, requer força e potência para um bom desempenho. As repetições no treino ajudam a construir a força específica do esporte. 
 
Lembre-se que consistência e repetição são seus melhores amigos quando o assunto é treinamento. Você está ensinando seu corpo a dominar esses movimentos, e, no dia da prova, você vai agradecer por seus esforços. Abrace a repetição e você verá os resultados com o tempo.
 
Bons treinos!

Sergio Borges
Sergio Borges X Training

SergioBorges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio. Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: http://www.sbxtraining.com

Redação

redacao@golonger.com.br