Exercícios de Ativação Muscular: Benefícios, quando e como fazer

Mesmo devendo ser executados ANTES dos treinos, os EAM também podem fazer parte dos seus dias OFF

Por Fabiola Vieira

Exercícios de Ativação Muscular são formas de preparar um músculo ou grupamento muscular para “o que está por vir”, ativando as conexões nervosas e alertando o cérebro para quais partes do corpo serão usadas a seguir.

O EAM feito de forma correta, auxilia em contrações musculares mais potentes e movimentos mais fluidos e eficientes, poupando os sistemas cardiovascular e musculoesquelético e diminuindo, em consequência, o cansaço, as compensações e as chances de lesão.

Os EAM NÃO são alongamentos, NÃO são iguais para todas as modalidades, NÃO devem ser cansativos e NÃO podem produzir ácido láctico. Sua função principal, como explicado nos parágrafos anteriores é somente acordar o conjunto cérebro x músculo para a atividade a ser executada em sequência.

Mesmo devendo ser executados ANTES dos treinos, os EAM também podem fazer parte dos seus dias OFF. Embora a musculatura não vá ser usada, a incorporação das rotinas nesses dias, treina o cérebro, reforça os padrões neurológicos próprios a todas as nossas atividades repetitivas e torna os movimentos mais refinados.

Sempre procure realizar os EAM de forma consciente, procurando reproduzir fidedignamente os movimentos a serem executados durante o exercício em si e focando na área alvo, sentindo cada músculo que deseja ativar. Lembre-se sempre que quanto mais naturalmente você conseguir realizar um movimento tecnicamente perfeito, mais eficiente mecanicamente se tornará, gastando menos energia física e emocional e minimizando o risco de lesões. Abaixo, confira algumas sugestões de exercícios de ativação muscular para os glúteos:

Fabíola Vieira é fisioterapeuta e triatleta amadora

@fabiolabvieira

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com