Cam Brown vai se aposentar após o 25º Ironman da Nova Zelândia

O maior triatleta de longa distância da Nova Zelândia, Cameron Brown, anunciou que o Ironman New Zealand 2023 será sua última prova profissional

O 12 vezes campeão do Ironman New Zealand e quatro vezes finalista do pódio no Ironman World Championship, Cameron Brown, anunciou que o Ironman New Zealand 2023, neste sábado, 4 de março, em Taupō, será sua última prova como triatleta profissional.

A jornada de Brown começou há quase 40 anos em seu clube de triathlon no Pakuranga College de Auckland. Em 1990, tornou-se triatleta profissional e começou a correr no Japão tentando ganhar a vida no esporte. Sete anos depois, Brown alinhou para seu primeiro Ironman em Auckland e, apesar de terminar apenas em 22º, a prova é uma lembrança que ele guarda até hoje.

O Ironman New Zealand 2023 será a 25ª vez que Brown se alinhará para este evento. Ele conquistou sua primeira vitória em 2001, após dois segundos lugares consecutivos, e venceria o evento por incríveis 12 vezes. Além de suas 12 vitórias, ele garantiu 20 pódios no Ironman da Nova Zelândia consecutivamente entre 1999 e 2018.

Brown alcançou um pódio no Campeonato Mundial de Ironman quatro vezes em um período de cinco anos entre 2001 e 2005. Embora ele nunca tenha chegado ao degrau mais alto do pódio, Brown conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze em Kailua-Kona, Havaí.

Agora com 50 anos, os últimos dois anos de Brown foram prejudicados por lesões que o levaram a correr apenas poucas provas. No entanto, ele diz que está animado e nervoso para alinhar na largada do Ironman mais uma vez. Brown afirma que suas lesões tornaram difícil competir nos últimos cinco anos, mas ele quer ter um desempenho sólido e fazer a prova o mais tranquila possível.

A última prova de Brown será emocionante para ele, pois estará competindo por seu pai (Dave), que faleceu em setembro do ano passado e foi um de seus maiores incentivadores ao vê-lo correr em todo o mundo. Mesmo que vencer não seja mais uma ambição realista, o legado de Brown no evento será lembrado nos próximos anos.

Resumindo… Cam Brown fará falta para muitos no mundo do triathlon. Com 25 anos de experiência em competições, o sucesso dele no circuito Ironman foi notável e sua contribuição para o esporte foi imensa. Os outros atletas, sem dúvida, estarão ansiosos por sua última prova neste sábado e comemorando a notável carreira de um dos maiores triatletas de longa distância da Nova Zelândia e do mundo.

Redação

press@trisportmagazine.com