Brasileiros vencem o Panamericano em Brasília

[sam_pro id=0_5 codes=”true”]

 

Na disputa do Campeonato Panamericano de Triathlon em Brasília, realizado em Brasília neste domingo, Luísa Baptista e Manoel Messias mostraram a força da nova geração da modalidade e foram os primeiros a cruzarem a linha de chegada após concluírem o percurso de 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

O clima no Planalto Central estava favorável e o Brasil contava com seus principais atletas na busca por pontos importantes no ranking mundial. Mas os atletas mexicanos também chegaram com muita força no páreo, sem brecha para erros por parte dos brasileiros.

Na prova masculina, após uma natação embolada, em ritmo moderado, um grande pelotão se formou após a transição. Reinaldo Colucci, de volta as provas olímpicas, mostrou sua força escampando do pelotão na metade dos 40km de ciclismo, abrindo mais de 1min de vantagem na transição para a corrida.

O brasileiro liderou até o km 7 quando foi alcançado pelo compatriota Manoel Messias, campeão mundial Júnior, e pelo mexicano Crisanto Grajales. Colucci reagiu e foi junto com os dois mas chegando nos últimos metros sucumbiu à velocidade de Messias e Grajales. Messias cruzou a linha de chegada apenas 5s a frente de Grajales, garantindo o ouro para o Brasil. Colucci completou o pódio chegando na terceira colocação, apenas 20s depois.

 

 

No feminino a cearense Vittoria Lopes liderou os 1500m de natação, abrindo cerca de 20s para um pelotão que incluia as brasileiras Luisa Baptista e Pâmella Oliveira, entre outras. O pelotão se organizou bem e alcançou a liderança, formando um grupo líder até o final dos 40km. Assim como no masculino, a definição ficou para a corrida e com os pés no chão, Baptista fez uma corrrida estratégica, se poupando nos primeiros km de um percurso bastante técnico que incluia diversas curvas, retomadas e uma longa subida.

E exatamente nesta subida, a brasileira despachou as mexicanas na última das 4 voltas para definir a prova. No retorno, após a subida, ela viu que havia criado um espaço suficiente para administrar os metros finais e assim o fez, conquistando uma vitória importante, marcando importantes pontos para a classificação olímpica dos Jogos de Tóquio 2020.

Vittoria Lopes foi a 7ª colocada e Pâmella Oliveira, retornando as provas olímpicas, a oitava.

 

 

 

[table id=167 /]

 

[sam_pro id=0_5 codes=”true”]

 

 

[table id=169 /]

 

[sam_pro id=0_9 codes=”true”]

Redação

redacao@golonger.com.br