WTS Hamburgo será válida como Mundial de Triathlon 2020

Em prova única, títulos mundiais de Triathlon serão disputados no próximo dia 5 de Setembro

O Conselho Executivo da World Triathlon tomou uma decisão extrema, em virtude da pandemia mundial de COVID-19: O Hamburg Wasser World Triathlon, que acontecerá no próximo dia 5 de setembro, será válido como Campeonato Mundial de Triathlon da ITU de 2020, em prova única. Esta decisão segue a aprovação do Conselho do cancelamento dos outros dois eventos restantes da 2020 World Triathlon Series, a World Triathlon Montreal e a World Triathlon Bermuda.

Depois de receber uma atualização abrangente do status dos eventos em todo o mundo, e após várias discussões com organizadores locais, Federações Nacionais e governos, o Conselho aprovou o pedido do Triathlon Canadá para cancelar a World Triathlon Montreal e o Campeonato Mundial de Paratriathlon de Montreal 2020, previstos para 3-4 de outubro, bem como o pedido, dos organizadores do 2020 World Triathlon Bermuda e da Bermuda Paratriathlon World Cup para cancelar também os eventos, previstos para Novembro de 2020.

Com Hamburgo permanecendo como o único evento WTS da temporada de 2020, e seguindo as atuais obrigações contratuais da World Triathlon Series, foi tomada a decisão de atribuir os títulos do Campeonato Mundial nesta prova, com o Mixed Relay World Championships também ocorrendo em Hamburgo em 6 de setembro. O Start List será aumentado em 10 atletas por gênero.

Karlovy Vary (CZE) e Arzachena (ITA) receberão as próximas provas da Copa do Mundo, nos dias 13 de setembro e 10 de outubro, respectivamente, enquanto Alhandra (POR) receberá a única Copa do Mundo de Paratriathlon desta temporada, também no final de semana de 10 de outubro, um ano que foi fortemente impactado pela pandemia mundial. Infelizmente, o Campeonato Mundial de Paratriathlon não acontecerá em 2020.

2021
Depois de muitos meses de deliberações para garantir os melhores resultados para todas as partes interessadas, o Conselho Executivo decidiu dividir a “Grande Final” já em 2021. Edmonton (CAN) sediará a Grande Final em agosto – Distância Olímpica Elite e Sub23, Faixa Etária distância Olímpica e Eventos de distância Super-Sprint – enquanto as Bermudas organizarão os Campeonatos Mundiais de Sprint e Mixed Relay em outubro, ou seja, o Super-Sprint para as Elites, Campeonatos Mundiais de Elite, Campeonatos Mundiais Júnior, Campeonatos Mundiais de Sprint por Faixa Etária e os Campeonatos Mundiais de Revezamento Misto para todas as categorias-. O Campeonato Mundial de Paratriathlon 2021 será realizado antes dos Jogos Paralímpicos, em um terceiro local a ser definido em futuras reuniões da Diretoria após a abertura do processo de licitação, recebendo e analisando as propostas dos organizadores.

“O esporte pode ser uma grande ferramenta no caminho da recuperação, aos poucos estamos voltando a essa nova normalidade e estamos fazendo tudo que podemos para apoiar os atletas, organizadores, federações nacionais e todos os nossos parceiros nessa jornada. A saúde e segurança de todos os atletas é a nossa primeira prioridade e, tendo isso em mente, faremos todos os esforços para realizar um grande evento e coroar os campeões mundiais”, afirmou a Presidente da ITU, Marisol Casado.

Redação

press@trisportmagazine.com