World Triathlon vai utilizar o RaceRanger no Mundial de Longa Distância

O sistema será usado por todos os atletas de elite que competem no Campeonato Mundial de Longa Distância, dia 7 de maio de 2023

A World Triathlon anunciou que o sistema de detecção de vácuo no ciclismo, RaceRanger, será usado no próximo Campeonato Mundial Multisport, que vai ser realizado em Ibiza.

Depois de um teste bem-sucedido em várias provas ao longo desta temporada, o sistema será usado por todos os atletas de elite que competem no Campeonato Mundial de Longa Distância, dia 7 de maio de 2023.

Em colaboração com o Departamento de Esportes da World Triathlon, o RaceRanger continuou a ser utilizado num período de teste, onde o sistema foi completamente integrado em quatro eventos sem vácuo na Nova Zelândia e Austrália, em várias distâncias. Feedback e avaliações de atletas e oficiais técnicos foram fornecidos e, como resultado, pequenos ajustes foram feitos na funcionalidade do sistema.

O CEO e cofundador do RaceRanger, James Elvery, disse: “Aprendemos muito com nossos eventos de teste. Não apenas encontramos alguns bugs do sistema que precisavam ser corrigidos, mas, mais importante, recebemos feedback direto dos atletas e oficiais técnicos sobre sua experiência com o sistema em condições de prova. As principais coisas que ajustamos foram as zonas intermediárias. Mudamos o significado das diferentes luzes coloridas e também os limites de distância para que mudem de cor.”

“O produto que já está disponível, e o que será usado em Ibiza, está finalmente pronto para ser aplicado em competições de alto nível como auxiliar de arbitragem. Gostaríamos de agradecer a World Triathlon pela oportunidade de fazer parte do Campeonato Mundial de Longa Distância, e por todo o apoio e contribuição desde o início de nossa jornada até aqui”, explicou.

O processo de incluir adições às regras de competição da World Triathlon, para levar em conta o RaceRanger ou tecnologias semelhantes no futuro, fará parte do processo técnico padrão da World Triathlon para revisar as regras. Este rigoroso processo pode levar vários meses de trabalho, antes de ser submetido ao Comitê Executivo da World Triathlon para ratificação.

“Vemos um enorme potencial para o sistema RaceRanger melhorar a justiça em triathlons sem vácuo em todo o mundo, removendo a natureza subjetiva de redigir decisões de penalidade. Isso inclui várias categorias de paratriathlon que podem contar com o sistema RaceRanger, que testaremos no Campeonato Mundial de Paratriathlon de 2023, que acontecerá em Pontevedra em setembro”, explicou Gergely Markus, diretor esportivo da World Triathlon.

Redação

press@trisportmagazine.com