Wahoo sofre com retração do mercado europeu

Fluxo de caixa da Wahoo Fitness classificado como fraco pela agência de classificação S&P

Em uma avaliação recente da empresa especialista em smart trainer e acessórios, Wahoo Fitness, a agência de classificação S&P Global Ratings rebaixou a empresa. Sua classificação geral para Wahoo mudou de ‘CCC’ para ‘CCC-‘. Enquanto isso, a S&P reduziu sua classificação para as linhas de crédito garantidas seniores da Wahoo de ‘CCC+’ para ‘CCC’.

De acordo com relatos da mídia, em sua análise, a S&P declarou… “A estrutura de capital da Wahoo é insustentável devido ao seu EBITDA negativo e fluxo de caixa (A sigla EBITDA vem do inglês: earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, também é conhecido como LAJIDA, ou lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização). Avaliamos a liquidez da empresa como fraca porque suas fontes de liquidez são insuficientes para cobrir suas necessidades de caixa nos próximos 12 meses. Wahoo tinha um mínimo de dinheiro disponível e nenhuma disponibilidade em seu ‘revólver’ no final de 2022, após financiar seus juros trimestrais e pagamentos obrigatórios de amortização da dívida. Além disso, esperamos que suas condições operacionais permaneçam pressionadas nos próximos meses, à medida que supera os ventos de demanda relacionados ao COVID dos quais se beneficiou no ano passado”.

Em setembro de 2022, a S&P afirmou que a Wahoo deveria registrar um déficit de fluxo de caixa de cerca de US$ 40 milhões até o final de 2022. Em sua última declaração de classificação, a S&P acrescenta que, à medida que os gastos do consumidor se afastam de itens de compra discricionários em meio a uma crise de custo de vida, a Wahoo pode estar em risco de inadimplência no pagamento de suas dívidas no primeiro semestre de 2023.

S&P observou…. “A demanda pelos produtos da Wahoo se deteriorou porque os consumidores mudaram seu comportamento de compra, o que levou a uma queda acentuada nos pedidos de reposição de estoque de seus varejistas. A empresa continua a ser afetada por altos custos relacionados a commodities, frete e armazenamento, que não podem ser compensados com preços mais altos devido à atividade promocional agressiva de seus concorrentes”.

Durante o outono e o inverno no hemisfério norte, a Wahoo (juntamente com empresas concorrentes de smart trainers e smart bikes) geralmente testemunha um aumento de receita. Isso ocorre quando os clientes procuram mais equipamentos de ginástica indoor nos meses frios e úmidos no norte da Europa e na América do Norte em particular.

Os ventos econômicos contrários, sinalizados pela S&P, representam uma preocupação para a Wahoo e outros especialistas em rolos. Isso ocorre principalmente com as empresas que não podem mais se beneficiar de um ‘retorno da Covid’, onde receitas significativas foram geradas durante os bloqueios em 2020-21.

A própria Wahoo aumentou consideravelmente nos últimos anos, com vários patrocínios, lançamentos de novos produtos e aquisições. Esses incluem:

Ligações com a UCI no Campeonato Mundial de E-sports de Ciclismo da UCI de 2023 e uma série de treinamento imersivo do Centro Mundial de Ciclismo da UCI, entre outras iniciativas;

Novos recursos adicionados ao relógio multiesportivo GPS ELEMNT RIVAL da Wahoo;

Expansão para o ecossistema de ciclismo virtual e real do Wahoo X;

Uma nova instalação de ciências esportivas da Wahoo em Boulder, Colorado;

A aquisição pela Wahoo da plataforma de ciclismo virtual RGT Cycling em abril de 2022, que levou ao lançamento do Wahoo X e se baseou na aquisição do The Sufferfest em 2019.

Redação

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