TRITON WORLD SERIES ABRE TEMPORADA EM PORTUGAL

Em novembro, competição chega ao Brasil com expectativa de atrair triatletas profissionais e amadores

Prova reuniu em Lisboa mais de 400 triatletas, de 20 países, inclusive brasileirosTriatletas de 20 países se reuniram em Portugal, no último sábado (6), para o Triton Lisboa, prova de abertura do Triton World Series.

A prova foi disputada com três opções de percurso para cada uma das modalidades (natação, ciclismo e corrida): Curto, Médio e Longo.

Realizada por 16 anos como Triathlon de Lisboa, a competição ganhou novo nome ao ingressar no calendário de eventos do Triton World Series, que traz uma proposta inovadora ao esporte, permitindo aos triatletas disputarem individualmente ou em equipe, além de escolherem a distância de cada uma das modalidades do triathlon, sistema conhecido como Mix & Match.  

As novidades não param por aí. Além de permitir a personalização dos percursos, o Triton conta com duas opções de prova. No Triton 1, as três modalidades, em três opções de distância cada, são disputadas em um mesmo dia, como no tradicional triathlon. Este foi o formato disputado em Lisboa. 

Já no Triton 3, cada esporte é disputado em um dia diferente, facilitando a adesão de novos participantes e o melhor desempenho possível para triatletas especialistas em uma das modalidades. Este é o formato da próxima etapa do Triton World Series, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Portimão, no Algarve, também em Portugal. 

O Triton World Series desembarca no Brasil, em novembro, e nos Estados Unidos, em dezembro. A chegada ao continente americano é fruto de parceria firmada com a 213 Sports – vertical de esportes da V3A – e com a Soul Race USA.

“Ficamos muito felizes em acompanhar o Triton Lisboa, um evento lindo, com ótimo clima e arena encantadora. Temos certeza que essa áurea que vimos em Portugal chegará à etapa brasileira, com muita festa e alegria. É um evento com presença de triatletas do mundo todo, que fortalecerá ainda mais o turismo no Brasil", afirmou Yuri Binder, sócio-diretor da 213 Sports, que foi à capital portuguesa para acompanhar o evento.

Resultados do Triton Lisboa

Com seu sistema inovador de personalização de percursos, o Triton conta com dez categorias de premiação. Vale lembrar que cada etapa do Triton World Series traz distâncias que exploram melhor as condições dos terrenos oferecidos pela cidade que sedia a prova.Em Lisboa, os triatletas que escolheram os percursos pré-definidos tradicionais disputaram as categorias Curto, Médio,  Longo e Equipe. Já aqueles que optaram pelo Mix & Match são ranqueados conforme as distâncias selecionadas para cada modalidade: Natação: 600, 1200 e 1800 metros; Ciclismo:  22,5, 45 e 90 quilômetros; Corrida: 5,4, 10,5 e 21 quilômetros.No percurso Longo, o finlandês Mikael Eriksson foi o vencedor, finalizando a prova com um tempo de 4h12min41seg. Entre as mulheres, a portuguesa Vanessa Pereira garantiu a vitória no Full com um tempo de 4h41min43seg.O percurso Médio teve seu pódio dominado pelos donos da casa, com os portugueses Afonso Garcia (2h07min11seg) e Madalena Fontinha (2h47min00seg) que subiram ao lugar mais alto do pódio. “Foi uma prova muito difícil, tinha um triatleta muito bom no meu calcanhar, mas eu também fui muito bem e consegui vencer”, afirmou Garcia.Já o percurso Curto teve o francês Dov Cacoub (1h21min03seg) como vencedor masculino. Entre as mulheres, a portuguesa Ana Fiadeiro (1h34min03seg) levou a melhor.Um dos participantes brasileiros da prova, residente há cinco anos em Portugal, Antonio Sá aproveitou o Triton Lisboa para retornar às competições. “Tenho 55 anos e fiz muitas provas no passado, mas já não disputo há uns 10 anos. É uma tentativa de retorno e estou bem animado. Está muito bonito e bem organizado”, explica.

O também brasileiro Renan Silva, que competiu no percurso Médio, mostrou empolgação com a prova e boa expectativa com a etapa do Brasil, em novembro. “A prova foi bem legal, o percurso de natação achei muito bem organizado e com uma transição boa para a bike. O percurso da bike foi maravilhoso, bem seguro e sinalizado, com pista boa, uma vista linda. A corrida foi um pouco mais difícil, com muita gente cruzando, com uma galera gritando também, o que dá uma motivada.”

A classificação de todas as modalidades podem ser conferidas no site oficial do Triton World Series.

Criada com o propósito de ajudar as pessoas a tornarem suas mentes mais fortes que seus corpos, o Triton Series é orientado pela numerologia, principalmente a regra de Nikola Tesla do 3, 6 e 9, trifeta que representa Energia, Frequência e Vibração.

Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br