Toldi encara o Ironman Texas

Brasileiro tem performance recorde de 3 provas de Ironman abaixo das 8hs desde sua estreia na distância

Aos 36 anos de idade, parece que o paulista Fernando Toldi encontrou a sua distância. Conhecido por não se entregar, brigador, ele coloca muita raça nos seus treinos de endurance reportados na sua base, na altitude de São Bento do Sapucaí, onde reside com sua família. Toldi é focado e comprometido. Sua vida nas montanhas e sua personalidade corroboram para o Endurance.

Com 3 Ironmans em 6 meses, desde a sua estreia no IM Brasil,  ano passado, todas as provas foram realizadas abaixo das 8h, o que o coloca entre os grandes do mundo, com essas marcas,  e em provas consecutivas.

Depois de Floripa 2022, casa do Ironman Brasil, onde foi o 3º colocado com o incrível tempo de 7h59min, sua estreia na distância, ele partiu para Kalmar, na Suécia,  quase 3 meses depois, em busca da tão sonhada vaga para o mundial do Havaí.

A classificação não veio mas um top 6 com direito a mais um sub 8h sim. Toldi fez o tempo de 7h57min53s.

Descansar para que? Com a prova em Cozumel, perto de casa, ele partiu para mais um Ironman, o terceiro em menos de 6 meses, fazendo a melhor prova da vida.

Toldi chegou a estar em segundo há poucos minutos do dinamarquês Magnus Ditlev, o vencedor do dia, mas no final acabou sendo ultrapassado pelo suíço Jan Van Berkel, terminando em 3º com o incrível tempo de 7h54min cravados – a terceira marca abaixo das 8h em menos de 6 meses. Um recorde.

Para este ano, ele continuou treinando, mantendo a mesma metodologia que tem a supervisão de Emerson Gomes e do fisiologista Gerson  Leite.

” Eu diria que estamos fazendo o mesmo treino, com um pouco mais de volume.” Disse Toldi a Tri Sport.

Agora o objetivo é o Ironman Texas que acontece em 2 semanas. Toldi pretende se classificar para o mundial de Ironman que vai acontecer pela primeira vez fora do Havaí, em Nice, na França.

E como forma de preparação ele já abriu a temporada com uma 6ª colocação no Challenge Puerto Varas, mesmo voltando de lesão, conseguiu performar e marcar importantes pontos para o Circuito Mundial. Ele é o 3º brasileiro na lista do ranking mundial da PTO.

“Fiquei sem correr 8 dias para zerar uma contratura no sóleo e deu certo, mas acho que fiquei um pouco sem ritmo. Acabei perdendo 3 colocações no final da prova no Chile.” Disse Toldi se referindo a prova em Puerto Varas. Fernando em o apoio da Care Club e faz toda a recuperação, tratamento e prevenção de lesões lá.

Agora com foco total no Texas, Toldi diz estar na melhor forma da vida e não se surpreenda se mais um sub8 vier e com ela a classificação para o mundial.

Estamos na torcida. Vai Toldi.

Fernando Toldi
36 anos
74kg
1.81cm

Patrocínios: Rede Do’r, Probiótica, On Running, Plant Power. Care Club, Join, Tri Designs

Bike: Sem marca
Tênis: Cloud Boom Eco
Suit: Join
Óculos de Natação: Kila 180
Óculos Sol: Oakley Sutro
Wetsuit: Orca Apex Flow
Capacete: Ekoi
Sapatilha: Shimano Rc 902 S-phyre
Potencímetro:Assioma Favero

Redação

redacao@golonger.com.br