Team Relay: França é campeã mundial de 2020

Leonie Periault, Leo Bergere, Cassandre Beaugrand e Dorian Coninx formaram o time campeão

Hamburgo viu, neste domingo, 19 equipes tomarem a linha de partida para o Campeonato Mundial de Revezamento Misto de 2020 (distância de 300m de natação, 6.3km de bike e 1.7km de corrida, para cada triatleta) e, embora eles possam não ter tido a participação do Campeão Mundial do dia anterior, Vincent Luis, seu compatriota Dorian Coninx fez bem o seu papel de último integrante e ajudou a levar para casa o ouro depois que Leonie Periault, Leo Bergere e Cassandre Beaugrand desempenharam seus papéis em outra vitória francesa.

“No ano passado, fiz um sprint louco com Alex Yee e queria evitar isso o melhor que pude. Sempre damos tudo de nós, quatro atletas competindo juntos, embora nem sempre sejam os mesmos. Acho que é importante que todos possamos sair em qualquer lugar e, antes de começarmos, podemos decidir quem corre onde”, disse Coninx após a prova.

Como havia acontecido na prova menos de 24 horas antes, a austríaca Therese Feuersinger estava acelerando o ritmo na primeira perna de natação. Valerie Barthelemy, da Bélgica, Taylor Spivey e Periault dos EUA estavam de volta ao lado dela para as braçadas finais da natação de 300m, o grupo já bastante alongado. A brasileira Luisa Baptista saiu da água em 8º lugar, 21s atrás da líder e conseguiu se juntar a um bom pelotão.

Na segunda perna, pelo Brasil, veio Miguel Hidalgo, que nadou muito bem e recuperou em torno de 15s, conseguindo sair junto ao primeiro grupo da água, mas o esforço teve seu preço e assim que começaram os ataques na bike, ele acabou perdendo a roda do grupo líder, ficando sozinho por um tempo e se juntando ao grupo perseguidor.

Na terceira perna, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos já ditavam as ações da prova, e o Brasil tinha Vittoria Lopes fazendo uma natação forte para tentar se aproximar da frente da prova, que já estava 1’20” à frente.

A última perna guardava a expectativa pela disputa entre Coninx (FRA), Pearson (EUA) e o grande corredor Yee (GBR). O francês e o americano fizeram certo e apertaram na natação, abrindo de Yep, nas como a T1 era longa, o britânico fez um sprint forte e conseguiu sair para pedalar junto dos líderes. Só que Coninx atacou logo no início da bike, fazendo um contrarrelógio para consolidar uma diferença de 16s sobre os EUA e 31s sobre a GBR, o bastante para, na curta corrida, fazer da França campeã mundial de Team Relay. Estados Unidos chegou em 2º e a Grã-Bretanha em 3º. O Brasil fechou com Manoel Messias em 13º lugar, entre 19 equipes participantes, à frente de times como Russia e Espanha.

Redação

press@trisportmagazine.com