Supere as situações-problema da natação em águas abertas

Compreender as sensações e desenvolver estratégias para lidar com a dor é uma tarefa difícil, porém promissora para psicólogos do esporte

Por Rodrigo Tosta

As condições da natação em uma prova de triathlon são muito variadas, mas há três situações que tendem a ser os principais problemas encontrados pelos triatletas. Aqui estão elas e como você pode resolvê-las:

Água fria
Conhecendo a temperatura média da água no local da prova, você pode condicionar seu corpo com banhos frios e natação em água fria. Quanto mais contato com água fria você tiver, menos ela vai te incomodar no dia da prova.

Recomendamos também aquecer fora d’água. Além de usar uma roupa de borracha de mangas longas, você também pode ficar mais aquecido com um gorro de neoprene e algumas provas permitem luvas e botas de neoprene, mas primeiro se informe.

Água quente
Temperaturas altas podem deixá-lo superaquecido e muito desconfortável. Em circunstâncias assim, você pode optar por um speedsuit se ainda quiser alguma velocidade extra. Para provas em água mais quentes, você também pode precisar nadar mais lentamente do que tinha planejado. Preste muita atenção ao seu esforço, pois se você entrar em superaquecimento, sua frequência cardíaca aumentará muito, em seguida, pare, respire e continue em um ritmo mais lento.

Pouca visibilidade
Frequentemente as provas têm o sol refletindo na água, incomodando seus olhos, ou condições de nevoeiro, com pouca visibilidade. Para a primeira situação, use óculos com lentes escuras e para a última, óculos com lentes claras. Você também pode achar que outros concorrentes, marolas ou ondas bloqueiam sua capacidade de ver as boias, neste caso, use objetos estacionários em terra que você possa avistar para servir de referência, como postes, árvores, grandes edifícios ou simplesmente a faixa de areia da praia. Também não há uma regra que lhe proíba de simplesmente parar por um segundo, encontrar a boia e, em seguida, continuar. Isso economiza tempo em relação à erros de trajeto.

Rodrigo Tosta é Diretor e Técnico da RT Performance. @rt.performance @rodrigotosta

Redação

press@trisportmagazine.com