Ryf conquista o tetra mundial na África do Sul, Pâmella é a 4ª colocada

A suíça Daniela Ryf confirmou o que o mundo já esperava, vencendo o 13º mundial de Meio Ironman, oficialmente o Mundial de Ironman 70.3, na madrugada deste sábado, em Nelson Mandala Bay, em Port Elizabeth, na África do Sul.

Após uma natação liderada pela inglesa Lucy Charles, Ryf surpreendeu com uma ótima natação para seus parâmetros, com um déficit de apenas 1min23s, saindo junta do pelotão com as principais atletas. A brasileira Pâmella Oliveira foi a 4ª e Ryf a sexta, depois de 1.9km de natação na linda e selvagem praia de Nelson Mandela Bay.

Com uma transição rápida, Lucy Charles imprimiu um pace feroz com sua nova posição aerodinâmica na bike. Ryf saiu na perseguição e aos poucos foi diminuindo a diferença para a jovem inglesa até assumir a liderança por volta do km 35.

Neste momento as duas já faziam uma prova a parte, com um ritmo alucinante. Charles encaixou o ritmo atrás de Ryf e as duas foram juntas. Na marca do km 45 elas marcaram uma média de 40km/h, contra o vento – um ritmo absurdo.

O pelotão perseguidor já vinha com mais de 5min atrás e contava com a Pâmella, Anne Haug e Sarah True, entre outras.

Transição
Com um pace médio de 40km /h Ryf e Charles entregaram a bike juntas. Na transição Ryf fez a troca mais rápida e abriu cerca de 8s para Charles. Neste momento a vantagem delas era muito grande e a disputa pela vitória estava entre as duas, numa prova a parte.

Um grupo com 4 atletas chegou a transição com 7min30s de diferença e para nossa alegria a brasileira Pâmella Oliveira estava neste grupo, que contava com a excelente “corredora” alemã Anne Haug, a suíça Imong Simmonds e a tcheca Radka Vodckova.

Lá na frente a disputa continuava apertada com a suíça aumentando a vantagem para 14s no km 2 e finalmente, no km 5, para 30s. O estilo de Ryf com um maior número de passadas levava vantagem sobre as passadas largas de Lucy Charles – com uma frequência menor.

Ryf partiu rumo a vitória com uma corrida muito boa, fechando os 21km em 1h17, conquistando o seu 4º título mundial de Meio Ironman. Lucy Charles segurou o vice-campeonato pouco mais de de 3min atrás de Ryf, com a alemã “voadora” Anne Haug fechando o pódio e com a melhor corrrida do dia em 1h15min.

Mas a nossa maior alegria e surpresa do dia estaria por vir… e ela veio logo, na 4ª colocação! Nossa brasileira Pâmella Oliveira, no melhor resultado da sua carreira, com uma prova redonda, ela nadou bem no grupo, pedalou forte, entregando a bike com um grupo de 4 atletas, atrás de Ryf e Charles, e na corrida, surpreendeu a todos com uma ótima corrida em 1h21 e um resultado para marcar a história do triathlon brasileiro. Parabéns Pâmella!

Ironman 70.3 World Championship
1.9k swim + 90km bike + 21km run
Nelson Mandela Bay, África do Sul

Mulheres Elite
1. Daniela Ryf 4:01:13
2. Lucy Charles 4:04:59
3. Anne Haug 4:07:22
4. Pâmella Oliveira 4:13:44
5. Vodka Radickova 4:13:50
6. Imogen Simmonds 4:14:40
7. Jemmi Seymour 4:14:57
8. Elie Salthouse 4:15:12
9. Emma Palant 4:15:53
10. Sarah True 4:16:00

Redação

redacao@golonger.com.br