Retrospectiva 2022: Ultra Triathlon marca o mês de Abril

UB515 e Brasil Ultra Triathlon marcaram o mês de Abril, além do 2º lugar excepcional de Luisa Baptista no Ironman 70.3 Oceanside, na Califórnia

O mês de Abril de 2022 foi marcado pela disputa de eventos de Ultra Triathlon no Brasil, com o tradicional UB515, o Ultraman Brasileiro, e a edição inaugural do Brasil Ultra Tri. Além destes dois eventos nacionais, o Brasil foi muito bem representado na Califórnia, berço do triathlon, com o 2º lugar de Luisa Baptista no Ironman 70.3 Oceanside.

LUISA VENCE NA CALIFÓRNIA

No Ironman 70.3 Oceanside, realizado no dia 1 de Abril e vencido pela revelação norte-americana Taylor Knibb, que praticamente liderou de ponta a ponta, a brasileira Luisa Baptista entregou mais uma performance de encher os olhos mundiais. A triatleta olímpica mostrava mais um vez sua versatilidade e qualidade chegando na segunda colocação, deixando para trás campeãs mundiais e muita poeira para grandes triatletas do circuito mundial da PTO.

Com uma natação sólida no primeiro grupo, junto com Pâmella Oliveira, Knibb e Holly Lawrence –  ela foi a única a responder o ataque de Knibb no início dos 90km de ciclismo, e lá permaneceu, na segunda posição, o dia inteiro. À frente de muitas concorrentes de qualidade, com uma meia maratona em 1:17:01, a segunda melhor do dia, ela conquistou um dos resultados mais expressivos da vida. Pâmella Oliveira foi a 14ª colocada. Entre os homens, em prova vencida pelo canadense Jackson Laundry, André Lopes foi o 11º colocado.

BRASIL ULTRA TRI

O mexicano Carlos Peña venceu a primeira edição do Brasil Ultra Triathlon, realizado entre os dias 2 e 9 de Abril, na modalidade 5 Irons contínuos, considerada a mais difícil do evento. Foram 19km de natação, 900km de ciclismo e 211km de corrida, ininterruptos, no Clube Aretê, em Búzios, no Rio de Janeiro.

Os atletas competiram em várias distâncias, do Quíntuplo Ironman até o Single, de forma contínua ou uma prova por dia – sempre na distância Full multiplicada (3.8km + 180km + 42.2km).

Na prova mais cascuda, o Quíntuplo continuo, o mexicano liderou de ponta a ponta, depois de abrir com uma boa natação em 7h06, pedalando em 45h27min os 900km e finalmente conquistando os 211km de corrida (5 Maratonas) com o tempo de 43h52min, finalizando com o tempo total, depois de mais de 4 dias de prova, em 97h18min.

UB515

Já conhecido como o Ultraman do Brasil, o UB515 foi realizado nos dias 29 e 30 de Abril e 1 de Maio. Thiago Menuci foi o grande campeão, depois de uma disputa intensa com Erick Duarte, que liderou os dois primeiros dias de prova, que é realizada na distância total de 515km, sendo 10km de natação/145km de ciclismo no 1º dia, 276km de ciclismo no 2º dia, e duas maratonas para fechar o 3º dia (84.4km). A única mulher participante do evento foi Natália Salles Machado, que finalizou a prova e foi a vencedora.

Redação

press@trisportmagazine.com