Retrospectiva 2022: Agosto marcado pela 2ª Collins Cup

Evento milionário da PTO foi realizado pela segunda vez e teve transmissão gratuita pelo streaming e no canal Eurosport para a Europa

Agosto de 2022 foi marcado pela realização da Collins Cup, evento com a maior premiação do triathlon mundial e que contou pela primeira vez com a participação de uma sul-americana, a brasileira Vittória Lopes. Além do grande evento da PTO, destacamos o 6º lugar de Fernando Toldi no Ironman Suécia e o 5º de Luisa Baptista no Mundial de Longa Distância.

NOTÍCIAS

Jan Frodeno anunciou que não iria competir no Mundial de Ironman devido a uma lesão; Bruna Stolf e Francisco Viana venceram o Brasileiro de Duathlon Standard e a World Triathlon anunciou que iria vai permitir que atletas trans compitam entre as mulheres.

COLLINS CUP

Realizada em Samorin, Eslováquia, a 2ª edição da Collins Cup teve como campeão, mais uma vez, o Time Europa. O evento, disputado na distância total de 100 km (2 km de natação, 80 km de bicicleta e 18 km de corrida), foi muito bem organizado e com transmissão gratuita via streaming.

A Collins Cup foi introduzida pela PTO (Organização dos Triatletas Profissionais) em 2021, como parte de sua missão de levar o triathlon a um nível acima, com maior prestígio e premiação aos atletas profissionais. Modelado a partir da Ryder Cup de golfe, coloca equipes de atletas europeus, internacionais e americanos para se enfrentarem entre si.

Trinta e seis dos melhores triatletas profissionais do mundo lutaram ao longo do percurso de 100 km em doze partidas individuais, cada uma com dez minutos de intervalo, com três atletas frente a frente, um do Time Europa, Internacional e EUA, para decidir qual região rege o triathlon.

Com US$ 1,5 milhão em jogo novamente este ano, a maior bolsa do esporte, a prova foi ainda ainda mais rápida que 2021. Para nós, destaque para a primeira participação de uma atleta sul-americana no evento, a brasileira Vittoria Lopes, que correu no Match 4 e foi 2ª colocada, atrás de Nicola Spirig e à frente de Sophie Watts.

O Time campeão é definido com um sistema de pontuação, que varia de acordo com a diferença de tempo entre os atletas de cada Match. Ao final o Time Europa somou 53 pontos, o Time Internacional 38 pontos, e o Time USA 22,5 pontos.

TOLDI

O brasileiro Fernando Toldi, em seu segundo Ironman Full da vida, fez novamente uma prova abaixo das oito horas, em 7:57:54, e conquistou o 6º lugar no evento com um field muito forte, vencido por Alistair Brownlee.

MUNDIAL DE LONGA

O Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância de 2022 foi realizado em Samorin, Eslováquia, no mesmo local da disputa da Collins Cup, ocorrida na véspera. Assim como a prova da PTO, a distância do Mundial foi de 100km de distância, sendo 2 km de natação, 80 km de bicicleta e 18 km de corrida. Os campeões foram Lucy Charles-Barclay (GBR) e Pierre Le Corre (FRA); o destaque nacional foi de Luisa Baptista, 5ª colocada do dia.

Redação

press@trisportmagazine.com