Quarteto brasileiro com triatletas vence Race Across America

Tradicional desafio de ciclismo de ultradistância atravessa os EUA de costa a costa

A Equipe Air Relax Brasil foi a campeã, pela primeira vez, na categoria de revezamento com quatro ciclistas (abaixo de 50 anos) do Race Across America, tradicional evento de ciclismo que cruza os Estados Unidos de costa a costa. Composto pelos triatletas José Graça, Ivan Albano, Cleyton Souza, e o ciclista Bernardo Kochen, o quarteto campeão venceu em seis dias, uma hora e quatro minutos.

A prova de 4.828km teve início oficial no dia 14 de Junho, com 12 dias de limite para ser finalizada (independente da categoria), saindo de San Diego, na costa oeste, até Annapolis, Maryland, na costa leste. A rota contém 17.362m de escalada, atravessando diretamente o coração dos Estados Unidos. No total, 33 ciclistas solo, cinco equipes de duas pessoas, 16 equipes de quatro pessoas e dez equipes de oito pessoas competiram no RAAM.

O Brasil fez bonito no evento, com outros times tendo ótimos desempenhos. O quarteto Vencendo Desafios Team Brasil, da 60/69 anos, foi o único participante e campeão em sua categoria; na categoria Open (8 atletas), o RAAM Brasil Team foi 3º e o Bike Without Borders foi 8º colocado. No Solo (abaixo de 50 anos), Fabio Silvestri foi o 2º colocado e Pedro Morganti (50/59 anos) foi o 4º.

Da equipe campeã Air Relax Brasil, Cleyton Souza conta que o desafio começa bem antes do evento: “O desafio é muito complexo, onde, na verdade, ocorrem três provas. A primeira é levantar os fundos, pois o investimento fica em torno de U$ 70.000; a segunda corrida é a dos staffs, tão importantes e que ficam numa situação muito complicada, dentro de uma van durante seis dias, numa velocidade baixa; e a terceira prova somos nós, que pedalamos a quilometragem toda dormindo praticamente duas horas por dia, que é algo muito complicado”.

Bernardo Kochen, o Bado, vai na mesma linha de Cleyton, e também reconhece que os desafios começam muito antes da largada da RAAM, e complementa: “Depois que a ausência de sono é sentida, temos de nos manter unidos, pois não conseguimos nada sozinhos. É um aprendizado muito grande, pois na vida é assim, e o RAAM mostra humildemente como isso é a coisa mais óbvia da vida; é uma vitória dentro de você mesmo, mas dependendo de outras pessoas”.

Ivan Albano, experiente triatleta de longas distâncias, agradeceu em seu Instagram sobre o RAAM: “Obrigado meu Deus, que prova, que experiência de vida e desafio. Avante sempre, rumo aos novos objetivos!”. Ele aproveitou para divulgar os parabéns recebidos “simplesmente” do ciclista profissional Chris Froome, britânico tetracampeão do Tour de France e bicampeão da Volta da Espanha, entre outras grandes conquistas.

José Graça, triatleta amador que possui grande história na distância Ironman, também usou sua conta no Instagram para agradecer e comentar sobre o evento: “5000km cruzando os Estados Unidos do oeste para o leste. Foram seis dias de novas experiências, levando o corpo e a mente a um nível de stress nunca antes experimentado. Fomos campeões na categoria Quarteto, e segundo geral, perdendo apenas para um grupo de oito ciclistas. Obrigado a todo o time que aguentou uma barra”. Graça, que também é um apaixonado pelo surf, aproveitou para compartilhar os parabéns vindos do surfista Filipe Toledo, atual líder do ranking mundial da WSL.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com