PTO divulga seu ranking mundial

Pâmella Oliveira, Luiza Cravo, Igor Amorelli e Andre Lopes estão no Top 100

A Organização dos Triatletas profissionais (PTO) divulgou nesta semana seu “PTO World Rankings”, que é uma tecnologia de classificação inédita para medir os melhores triatletas profissionais de meia e distância “full” do mundo. É uma referência mundial de excelência consistente no Triathlon e é usada para determinar as vagas de qualificação automáticas para a Collins Cup.

O PTO World Rankings tem uma fórmula proprietária que não favorece nenhuma série de provas ou área geográfica em particular, mas mede o talento e as conquistas com base nos resultados de um atleta, não importa onde e quando ele escolha competir.

A PTO, em associação com o TRiRating, analisou cada percurso da prova para determinar o “Tempo Ideal teórico” que o atleta com melhor classificação provavelmente alcançaria. Usando algoritmos proprietários, este Tempo Ideal é então ajustado com base nas condições do dia da prova para determinar o “Tempo Ideal Ajustado” (AIT). Os pontos da PTO no Ranking Mundial de um atleta para sua prova serão baseados no tempo de prova definido em relação ao Tempo Ideal Ajustado.

Se um atleta igualar o AIT para qualquer prova elegível, ele recebe 100 pontos no ranking mundial. Se um atleta for mais rápido que o AIT, ele receberá um ponto adicional ou fração de ponto para cada 0,15% pelo qual vencer o AIT. Se eles forem mais lentos do que o Tempo Ideal Ajustado, eles perderão um ponto adicional ou fração de um ponto para cada 0,15% mais lento.

Os atletas são classificados com base no número agregado de pontos do ranking mundial que ganharam em suas quatro melhores provas em um período de 24 meses anterior à data de cálculo. Há um bônus de 5% para a melhor prova de full distance de um atleta e uma dedução de 10% para os pontos ganhos em uma prova fora dos últimos 12 meses anteriores à data de cálculo.

O ranking mundial neste momento é liderado pelo alemão Jan Frodeno e pela suíça Daniela Ryf. O Brasil possui quatro atletas entre os 100 primeiros colocados de cada categoria: Igor Amorelli é o 31º e Andre Lopes o 96º entre os homens; entre as mulheres, Pâmella Oliveira é a 47ª e Luiza Cravo a 90ª.

Redação

press@trisportmagazine.com