Programando a sua melhor sessão de natação

Lucy Charles dá as dicas de aquecimento, velocidade, série principal, técnica e desaquecimento

A inglesa Lucy Charles é sem dúvida a melhor nadadora do Triathlon Mundial, com performances impressionantes do sprint ao Ironman, além de provas em águas abertas. Vinda da natação ela passa dicas valiosas para o nadador triatleta.

Recém campeã mundial de Meio Ironman  (70.3), ela conta os detalhes que compõe sua estrutura dos treinos de natação.

Normalmente ela nada entre 4.000 e 7.000m em 5-6 sessões semanais, com 2 treinos mais técnicos, 2 treinos muito fortes e 2 treinos de ritmo e distância de prova.

Estrutura:
1.000 – 2.000m: Aquecimento com muita pernada e alguns educativos para sentir a água
400-600m: Estímulos de velocidade. Ex: repetições de 50m (15-25 repetições)
2.000-3.000km: Série Principal
600m: Técnica: Ela acha que com o s músculos cansados é melhor fazer a técnica para que os músculos se lembrem desse momento., funciona melhor
500m – Desaquecimento

Série Principal:
IM 70.3: 10 x 200m, Intervalo curto
IM: 10x400m, intervalo curto
Olímpico: Lactate 50 – 200m ( Faz 1x por semana, alta intensidade)
Fase de base: 30 x 100m, técnica, bilateral

Estilo:
O nado de  crawl em sua maioria, com alguns estímulos com o nado de Costas, principalmente, na recuperação e desaquecimento, para trabalhar os músculos e mobilidade dos ombros. Alguns treinos de lactato com o nado borboleta, também trabalhando alguns músculos diferentes.

“Normalmente eu tento nadar cedo, o primeiro treino do dia, deixando as coisas bem específicas como no triathlon. Mas como o meio background é a natação, as vezes eu deixo para o final do dia. Eu recomendo fazer a natação logo cedo, como primeira seção.

Se for uma natação Recovery você pode e deve sempre fazer no final do dia.

Quando eu faço o treino de peso no dia, minha natação vai ser sempre básica, pois o meu objetivo é instalar a memória especifica no meu músculo, com a técnica correta, meus músculos já estarão bem cansados.

Quando faço o treino de peso depois da natação, não importa muito o tipo de treino na água. Só me preocupo em ter um tempo de recuperação adequado durante o dia para a próxima seção."

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br