Profile: Cesar Dalquano, campeão 40/44 IM Flórida 2019

Ele entrou no triathlon comum objetivo: Fazer um Ironman! Em 16 anos no esporte, já fez 22, sendo seis em Kona. Este é o paranaense de Maringá, Cesar Dalquano, de 40 anos, que no começo do mês foi o campeão da categoria 40/44 anos do Ironman Flórida, nos Estados Unidos.

Como muitos triatletas em nosso país, o Ironman Brasil, em Florianópolis, foi o evento que acendeu em Cesar a chama do triathlon, em 2003, tanto que no ano seguinte ele já estava alinhado nas areias de Jurerê internacional para largar em seu primeiro triathlon… Isso mesmo! O primeiro triathlon dele foi logo um Ironman, já que antes havia feito apenas dois Aquathlons.

Sua base esportiva anterior foi o futebol de campo e salão, além disso, praticou vôlei de quadra e areia, tênis de mesa e Karatê; nadava apenas por hobby e às vezes fazia trilhas de MTB, por puro lazer. Quando foi fazer sua primeira prova, o Ironman Brasil de 2004, comprou a bike faltando apenas três meses para a competição. “Foi uma desafio superado e daí me apaixonei pelo esporte, largando todos os outros para iniciar um treinamento focado. A primeira nunca esquecemos! Não sabia treinar (apesar de ser Prof de Educação Física) e não sabia me alimentar, nem na prova, nem no dia a dia”, revela Cesar. Depois dessa estreia, ele já fez 15 provas de Ironman 70.3, duas dezenas de Short Triathlons e 22 de Ironman.

Para esse Ironman Flórida, conta que não fez nada de diferente, apenas manteve-se ativo depois do Hawaii, onde havia competido três semanas antes no Mundial e chegado em 13º lugar na disputada categoria 40/44 anos, com o tempo de 9:19:25. “Na Florida, achei a natação muito conturbada por causa da quantidade de participantes; no ciclismo eu estava muito mal no início e sem forças, achei que teria um dia ruim, mas depois só tive aumento de desempenho, até chegar inteiro para corrida e marcar o Sub9, com sub3 na maratona”, e completa falando sobre seu treinamento, “Meus treinos são bem variados. Como trabalho com planilhas de treinos on-line e personal trainer, além de vendas, eu saio a hora que dá e conto muito com o apoio da minha família. Esse ano eu fiz um volume alto em duas semanas de bike (perto de 600km/semana) e uma alto de corrida (105km/semana), mas em geral treino 350km bike (quatro a cinco sessões), 55km de corrida (três a quatro sessões) e 8 a 9km de natação (três sessões), e como complemento, faço fortalecimento duas vezes por semana.”

Para 2020, Cesar Dalquano tem, até agora, uma prova programada, o Ironman Hawaii, sua paixão, que irá fazer pela sétima vez e tem o objetivo de conseguir um pódio, e ensina: “Eu sempre digo para os meus alunos que NUNCA um treino é perdido, e que se você ACREDITAR e PERSISTIR, um dia atingirá o objetivo. Eu mesmo levei nove anos para me classificar pra KONA. E hoje, praticamente, fui em todos nos últimos sete anos. Meu lema é: Faça o Ironman pra você, não para os outros!”

BIO
Nome: Cesar Henrique Dalquano
Idade: 40 anos
Cidade onde nasceu e vive: Maringá – PR
Tempo de triathlon: 16 anos de Triathlon
Altura: 1.80m
Peso: 70kg
Roupa de borracha: B70
Óculos natação: TYR
Bike: Scott (TT), Merida (road) e Fuji (MTB)
Capacete: Rudy Project
Tênis de corrida treino: Newton, Saucony e Nike
Tênis de prova: mesmas marcas
Óculos de sol: Carnac
Equipe: Dalquano Team
Apoio: Cane Endurance, Air Boots e Filadelfia Viagens

Redação

press@trisportmagazine.com