Os maiores erros dos amadores no Ironman

Uma reflexão para sua próxima temporada. Aonde está a sua evolução?

Assisti a muitas provas de Ironman ao longo dos meus 30 anos de triathlon e o grande ponto, especialmente com atletas iniciantes, é a falta de uma base adequada para o triathlon.

Acaba sendo bem mais fácil para os atletas se concentrarem nas “coisas” que podem comprar como a bike, capacete, roupas, nutrição, etc.. esquecendo facilmente de outros detalhes mais importantes.

Veja abaixo os principais erros dos triatletas amadores em provas longas:

 

Natação
Nadar ainda é a parte mais negligenciada na parte do treinamento de triathlon

Os atletas fazem o mínimo para sobreviver e saem da água tão cansados ​​que precisam caminhar para fazer a transição e usar os primeiros 20min do ciclismo para reduzir a frequência cardíaca.

Noto claramente a falta de habilidade na natação (os atletas precisam adaptar suas braçadas às suas limitações) e uma necessidade urgente de praticar uma melhor visualização do percurso –  para que possam nadar em uma linha mais reta, consequentemente fazendo a menor distância possível.

 

 

Bike
Posição inadequada e irreal da bike

Vejo tantos atletas andando com o assento muito alto, tendo que dobrar bastante o tornozelo para alcançar os pedais.

Em seguida, vem a posição irreal, onde eles não conseguem se manter na posição aero durante os 180km. Seria o o mesmo que usar uma bicicleta de estrada.

O segundo problema muito importante que vejo é não ter uma hidratação adequada durante a prova. Muito poucas pessoas sabem quanto suam por hora, então como eles sabem o quanto beber?

E, por último, vejo a incapacidade de achar o ritmo certo, muitos ficam super animados nas primeiros 45km de prova e diminuem muiiiitoooo nos últimos 45km.

 

Corrida
A maratona …. ou para a maioria a marcha da morte

Eu vejo atletas tendo dificuldade em manter a posição do corpo, parte é a falta de conhecimento da forma adequada de correr, mas principalmente devido ao núcleo muito fraco, especialmente a parte inferior das costas – então eles começam a se curvar para frente.

Eles não sabem que estão piorando as coisas ao “adicionar” peso (devido à mudança do centro de gravidade) às pernas.

O segundo é a falta de força muscular. É difícil para as pessoas entenderem que maratona tem a ver com força! Você nunca desacelera porque sua frequência cardíaca está muito alta ou falta de resistência.

Você desacelera porque não consegue mais mover as pernas com eficiência.

Por último, está a passada longa (e lenta) que alguns correm, aumentando os danos e a carga muscular/articular. O melhor é manter a taxa de passada alta com passos mais curtos.

A off-season é uma ótima época do ano para resolver todos esses problemas e ter uma melhor temporada. Se você continuar fazendo a mesma coisa, mantendo os mesmos hábitos ruins e ficando mais fraco (sim, naturalmente a medida que envelhecemos) você só vai ficar mais lento, pense nisso.

Feliz treinamento!

Sergio Borges
Sergio Borges X Training

SergioBorges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio. Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: http://www.sbxtraining.com

Redação

redacao@golonger.com.br