Olimpíada de Tóquio adiada para 2021

Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021, depois de pedido de primeiro-ministro do Japão

Um anúncio de que as Olimpíadas de Tóquio serão adiadas até 2021 será feito nos próximos dias. O governo japonês confirmou hoje que o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, organizaram uma teleconferência hoje.

Sabe-se que alguns membros do movimento olímpico desejam realizar os Jogos ainda este ano. No entanto, Bach acredita que não há garantia de que o vírus Covid-19 estará sob controle em seis meses e, portanto, mover os Jogos para 2021 é uma opção mais segura.

No domingo, o COI foi alvo de mais críticas depois de anunciar que estava fazendo uma espera de quatro semanas antes de tomar uma decisão final.

O destino de Tóquio 2020 foi selado efetivamente nesta semana, quando o Canadá e a Austrália disseram que não enviariam atletas ao Japão em julho, enquanto os governos britânico e francês cobraram o COI a tomar uma decisão rápida. Uma pesquisa mostrou que cerca de 70% dos japoneses acham que é apropriado adiar as Olimpíadas.

As Olimpíadas nunca foram adiadas antes, apesar de terem sido totalmente canceladas em 1916, 1940 – quando seria realizada em Tóquio – e 1944 durante as duas guerras mundiais.

Redação

press@trisportmagazine.com