Macarrão, pra que te quero?

O macarrão é um excelente alimento para atletas e praticantes de atividade física

Por Rodrigo Vilhena

Uma coisa é certa: quase todo mundo gosta de macarrão! Fonte de carboidratos, ele é composto, basicamente, por uma mistura de cereais (farinha de trigo tradicional, integral ou sêmola), água, ovos e sal. Mas existem também os que são a base de arroz, milho, grão de bico, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cada 100 gramas de macarrão cozido, sem molho, fornece em média 157 quilocalorias (kcal). Mas devemos ficar atentos ao que irá compor esse prato. Molhos e acompanhamentos podem aumentar – e muito – suas calorias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Evite molho branco e quatro queijos, pois são os mais calóricos. Dê preferência ao molho de tomate ou bolonhesa, que são menos calóricos e tem menos gordura. Combine sua massa com proteína magra: frango grelhado ou desfiado, atum, carne vermelha (filé mignon, patinho ou maminha), shitake, shimeji ou com legumes cozidos. Evite enlatados e embutidos.

Quanto ao queijo parmesão ralado o ideal é não usar ou usar em pouca quantidade. Respeitando as combinações certas, é sim, possível, colocar o macarrão no plano alimentar de uma pessoa que busca perda de peso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, é um excelente alimento para atletas e praticantes de atividade física. Pode ser consumido antes ou após os treinos e competições – sempre combinado com uma proteína magra para otimizar a recuperação.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para saber a quantidade de macarrão do seu plano alimentar, procure um nutricionista.

Rodrigo Vilhena é nutricionista, especializado em nutrição esportiva. @rodrigovilhenanutri

Redação

press@trisportmagazine.com