Luisa Baptista é 7ª colocada na ITU WC Coreia

Tongyeong, na Coréia do Sul, apresentou um belo cenário para a Copa do Mundo da ITU realizada neste sábado, dia 19, em condições favoráveis e bem diferentes dos dias que precederam o evento, onde a intensa chuva e vento forte predominavam. Esta etapa foi disputada na distância Sprint, com 750mts de natação, 20km de bike e 5km de corrida, e o melhor resultado brasileiro foi a 7ª colocação de Luisa Baptista.

MULHERES
Um Start List de 63 mulheres, sendo três brasileiras, travou uma bela batalha. Com a responsabilidade de carregar o número 01 da categoria feminina, a brasileira Vittoria Lopes não decepcionou na natação e saiu em 1º lugar, com mais três meninas – Zsanett Bragmayer, da Hungria, Emma Jeffcoat, da Austrália e Valerie Barthelemy, da Bélgica – na tentativa de formar o primeiro grupo escapado.

O quarteto principal foi rapidamente apanhado, ainda na primeira de três voltas, por boa parte das competidoras restantes, liderada pela experiente campeã olímpica, Nicola Spirig, da Suíça. Nicola contou com a ajuda de Luisa Baptista nesta empreitada, que vem pedalando muito bem e mostrando grande personalidade. Mesmo depois que o pelotão se tornou um só, era comum ver Vittoria e Luisa à frente, sempre forçando o ritmo do grupo, mas, apesar do percurso contar com elevações, todas as triatletas se mantiveram juntas.

Ao entrarem em ritmo frenético na T2, Spirig e Jeffcoat lideraram, mas não demorou muito para que a campeã desta etapa no ano passado, a sempre consistente Ai Ueda, do Japão, e a francesa Sandra Dodet, assumissem o controle da corrida.

Ueda, que está lutando contra uma lesão no final da temporada, tentou atacar na corrida para liderar, mas Dodet obviamente conservou força suficiente nas pernas para assumir o controle da etapa final da corrida e conquistar o título de 2019 em Tongyeong. Dodet venceu a prova em 57:10.

“A corrida foi muito boa. A bike era agressiva e eu sabia que tinha que ser muito forte na corrida por causa das montanhas e por causa das outras meninas. Eu dei tudo hoje!”, disse Dodet após a chegada.

Entre as brasileiras, Luisa Baptista foi a 7ª colocada, Vittoria Lopes a 28ª e Beatriz Neres a 50ª.

HOMENS
66 homens alinharam na busca pelo título e por pontos na “corrida” olímpica. Na rápida natação, destaque para Diego Moya, do Chile, Richard Varga, da Eslováquia, Antonio Serrat, da Espanha, e Matthew Sharpe, do Canadá, que saíram à frente e formaram o primeiro grupo escapado.

O percurso de 20 km era técnico e apresentava uma subida desafiadora, que os atletas tiveram que escalar três vezes. Na segunda volta, os homens de elite haviam diminuído a diferença entre os líderes para formar um poderoso pelotão de ciclistas. Na última volta do percurso, o ritmo aumentou e ficou evidente que seria uma corrida fascinante, pois o “field” era composto pelos melhores especialistas em sprint do mundo.

O português João Pereira foi o primeiro homem a sair para correr, mas Jelle Geens, da Bélgica, apontado como o favorito da prova, estava no ombro dele. Não demorou muito para o americano Matthew McElroy assumir a posição de líder e seu companheiro de equipe, Kevin McDowell, também vir no embalo, ocupando a quarta posição.

Na etapa final da corrida, McElroy, que não mudou o foco no que estava à sua frente, não mostrava sinais de recuar e acelerou para vencer a prova em Tongyeong.

Entre os brasileiros, Kauê Willy foi o 24º colocado, Diogo Sclebin o 33º, Matheus Diniz o 39º, Danilo Pimentel o 46º; Manoel Messias não completou a prova.

Redação

press@trisportmagazine.com