Gossage e Tungesvik vencem o Norseman

O norueguês Hans Christian Tungesvik e a britânica Lucy Gossage foram os campeões do icônico Norseman Xtreme Triathlon 2019, na Noruega, que agora “sediou” a estreia do XTRI World Championship, refletindo o crescimento e a popularidade das provas de longa distância “Xtreme” e o desenvolvimento da série XTRI World Tour (www.xtriworldtour.com).

A prova é disputada na distância Ironman (3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida) sob condições extremas: água gélida, ciclismo montanhoso (atingindo 1.200 metros acima do nível do mar) e corrida morro acima (chegando a 1.880 metros acima do nível do mar). Para ter noção de quão duro é o evento, esse ano o campeão fez o tempo de 9h59min40s e a campeã 11h27min2s. Como curiosidade, em 2011, com o tempo de 11h18min52s, o campeão da prova foi o americano Tim deBoom, bicampeão mundial de Ironman no Havaí em 2001 e 2002.


Destaque para a campeã Lucy Gossage, atleta que já acumulava no currículo 11 vitórias em provas oficiais de Ironman (sendo cinco vezes campeã do Ironman UK), além de uma no Challenge Barcelona (full distance) e outra no Pantagonman XTRI (distância Ironman também). A atleta que hoje já não atua no Circuito profissional, divide sua carreira de médica com a de triatleta “extrema”. E vai indo muito bem!

Redação

press@trisportmagazine.com