Kona e Nice: Os 46 triatletas triatletas PRO que já estão classificados

Até esta semana, já temos 24 mulheres classificadas para Kona e 22 homens para Nice

No início de dezembro de 2022, o Ironman anunciou que dividiria os eventos do Campeonato Mundial masculino e feminino. Isso foi esclarecido em janeiro de 2023: a prova do Campeonato Mundial masculino será realizada dia 10 de setembro em Nice, França, enquanto a prova feminina será dia 14 de outubro, em Kona. Para 2024, os locais serão trocados: o evento feminino será em Nice, enquanto o masculino será em Kona.

Até esta semana, já temos 24 mulheres classificadas para Kona e 22 homens para Nice. Confira abaixo os nomes (fonte: TriRating):

Explicação dos tipos de vagas e vias para se chegar ao Mundial de Ironman profissional:

Campeão

Os vencedores de Kona recebem uma vaga pelos próximos cinco anos. Esta vaga deve ser validada ao terminar pelo menos um Ironman fora de Kona, no ano corrente.

Pódio em Mundial de Ironman

Os segundos e terceiros colocados em Kona (e a partir de 2023, Nice também), recebem uma vaga para o Mundial do próximo ano. Este vaga deve ser validada ao terminar pelo menos um Ironman fora de Kona.

IM 70.3

Os vencedores dos campeonatos mundiais de Ironman 70.3 recebem uma vaga para o Mundial do próximo ano. Este vaga deve ser validada ao terminar pelo menos um Ironman fora de Kona.

Provas classificatórias

Esta é a forma “normal” de se classificar vencendo ou terminando perto da frente em uma prova de Ironman (as vagas podem “rolar”e, mesmo não vencendo ou até fora do pódio, um atleta pode vir a se classificar). Não há nenhum requisito de validação adicional para esse tipo de vaga.

Convite

Para circunstâncias especiais, Ironman distribui convites para Kona.

Transferência

Para algumas situações, o Ironman permite que um atleta transfira uma vaga de um ano para outro. Isso inclui atletas grávidas ou atletas do sexo masculino que se classificaram para o Campeonato Mundial de 2023 antes do anúncio da mudança de data e local.

Desistência

Atletas que têm uma vaga, mas indicaram que não competirão no Mundial. As razões podem ser mudanças de planos ou lesões. De acordo com as regras do Ironman, essas vagas não serão atribuídas a outro atleta. Os nomes também serão riscados.

Recusa

Atletas que recusaram uma vaga conquistada em uma das provas classificatórias. É improvável, mas se eles conseguirem outra vaga, em outra prova, eles ainda podem aceitar essa “segunda” vaga.

2023

Especialmente para este ano, a validação dos vagas dos campeões anteriores, pódios em Kona e campeão mundial de IM 70.3 não será necessária, então já estão automaticamente classificados.

[table id=481 /]
[table id=480 /]

Redação

press@trisportmagazine.com