Katie Zaferes campeã do mundo

Katie Zaferes tornou-se campeã mundial da ITU neste sábado na capital olímpica de Lausanne, Suíça, selando a melhor temporada de sua carreira com o quinto ouro do ano no WTS. Tudo se resumia a outra batalha incrível com a dupla britânica Jessica Learmonth e Georgia Taylor Brown, mas foi Zaferes proporcionando mais um grande final, afastando-se de Learmonth nos 200 metros finais para saborear a magia do momento em que uma temporada difícil havia acontecido. “Eu nem sei se isso me atingiu, tive muitas emoções e dúvidas entrando nesta prova, mas estou muito feliz agora”, disse Zaferes emocionada.

Foi Jessica Learmonth quem mais uma vez comandou a água, liderando durante 1.5km um grupo inicial de sete que incluía, entre outras, a brasileira Vittoria Lopes, Taylor Spivey (EUA), Summer Rappaport (EUA) e Sophie Coldwell (GBR).

No etapa de 40km de ciclismo, um pelotão formado por Flora Duffy (BER), Georgia Taylor-Brown, Zaferes, Learmonth, Coldwell, Spivey e Vittoria, trabalhou bem no início. Entretanto, quando o pelotão perseguidor liderado pela suíça e ídola local Nicola Spirig se aproximou – chegando a ficar a apenas 30s – Duffy e Zaferes começaram a apertar o ritmo, fazendo com que Spivey e Coldwell sobrassem na subida maior. Vittoria Lopes fazia prova espetacular na bike, com confiança e trocando roda com as melhores atletas do mundo, sendo inclusive elogiada várias vezes por Lisa Norden, a sueca medalha de prata em Londres 2012 e atualmente comentarista da transmissão da língua inglesa da World Triathlon.

Quando a corrida de 10km começou a diferença entre os dois primeiros pelotões havia diminuído novamente para 50 segundos e Rachel Klamer  (HOL), Laura Lindemann (ALE) e Annamaria Mazzetti (ITA) saíram forte em busca das líderes. Vittoria sentiu o esforço da bike e foi a primeira a sobrar do pelotão líder, seguida depois por Duffy, ficando a disputa pela vitória resumida a Zaferes, Learmonth e Taylor-Brown. Faltando 200m para o final, Zaferes atacou e garantiu sua quinta vitória em nove etapas WTS. Um ano irreparável! A prata na etapa foi para Learmonth, que se tornou vice-campeã mundial, e o bronze do dia também significou a mesma colocação para Georgia Taylor-Brown no WTS.

Vittoria Lopes chegou em 12º lugar num dia memorável para a cearense; à frente dela na Grand Final, apenas a alemã Laura Lindemann tem 23 anos também. Vittoria tem evoluído muito, assim como Luisa Baptista, que vindo do 3º pelotão, recuperou várias posições na corrida e chegou num belo 20º lugar. Ambas atletas deram largos passos para garantirem suas vagas para as Olimpíadas Tóquio 2020.

[table id=265 /]

Redação

press@trisportmagazine.com