Javier Gomez e Anneke Jenkins vencem o Triathlon de Bilbao

Prova foi válida como Campeonato Espanhol de Meia Distância e teve a participação do brasileiro Thiago Vinhal

Javier Gómez Noya (ESP) e Anneke Jenkins (NZL) venceram o Bilbao Triathlon, realizado neste sábado na cidade de Bilbao, Espanha. A prova também foi válida como Campeonato Espanhol de Triathlon de Meia Distância de 2020, onde apenas os triatletas da Espanha disputavam este título, que no Masculino ficou com Javier, mas no Feminino coube à espanhola Laura Gómez, que foi a 2ª geral na prova, mas a primeira espanhola.

Dia difícil devido ao mau tempo, com presença de chuva por vezes nos três segmentos, em que Javier Gómez assumiu a liderança alguns quilômetros depois de iniciar a a perna de ciclismo (detalhe que a prova era com largada individual e a cada três segundos, e Javier foi o 18º a largar) depois de terminar a natação de 1.9km atrás de Guillem Rojas. Sem oposição e com vantagem crescente, ele completou sozinho o pedal de 90km e a meia maratona (que tinha quase dois km a menos) para somar mais um título ao seu impressionante currículo e fechar a prova em 3:37:25. O americano Collin Chartrier, um dos participantes internacionais atraídos pela premiação em dinheiro “aditivada” pela PTO (Organização dos Triatleta Profissionais), conquistou o segundo lugar, à frente dos espanhóis Gustavo Rodríguez e Albert Moreno (Moreno foi quarto na prova, mas bronze no Campeonato Espanhol).

A vitória feminina foi para Anneke Jenkins, em 4:10:49, e na segunda posição Laura Gómez, declarada então campeã espanhola de Meia Distância, em sua primeira participação na distância. A terceira posição e a medalha de prata no Campeonato Espanhol foram para Judith Corachán; e a quarta colocação, com bronze nacional espanhol, para a veterana Gurutze Frades. O dia foi encerrado com a participação de mais 400 atletas amadores.

O Brasil foi representado por Thiago Vinhal, que desde o começo do ano reside em Mallorca, na Espanha, e vinha fazendo ótima prova até ter a infelicidade de um pneu furado na bike no km 72. Ele reduziu a velocidade até o final da etapa e então decidiu que era o dia de fazer seu melhor pace dentro da distância Meio Ironman, que era de 3’29”/km”; ele cravou 3’25”/km, fazendo o tempo de 1:05:13 para 19,3km de corrida, já que a prova tinha menos do que a distância oficial. Ele fechou o dia em 4:08:48.

https://www.instagram.com/p/CFnYfeQjSMh/?utm_source=ig_web_copy_link

Redação

press@trisportmagazine.com