Ironman anuncia retorno seguro das competições

Grupo Ironman criou o Programa Smart, com diretrizes definidas para o retorno das competições

A IRONMAN anunciou esta semana as diretrizes para seus eventos, uma série de princípios operacionais abrangentes, preparados de acordo com os padrões da indústria para eventos esportivos de participação em massa, ao ar livre. Com base nos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e desenvolvidos com a orientação do Conselho Médico Global da IRONMAN (IGMAB), as melhores práticas são projetadas para permitir que as provas de IRONMAN e IRONMAN 70.3 sejam organizadas de maneira consistente com cada um dos objetivos da comunidade local e dentro das expectativas estabelecidas pelas entidades de saúde pública em todo o mundo, relacionadas aos impactos do COVID-19. A IRONMAN, através de seu programa “IRONMAN Smart”, no qual essas diretrizes se enquadram, está comprometida em conduzir provas de maneira a reduzir o risco para atletas, voluntários e comunidades anfitriãs.

A IRONMAN comparou provas em todo o mundo para identificar e medir concentrações de pontos de contato físicos, interações proximais e densidade, concentrando-se em todos os aspectos da experiência do evento, desde quando os atletas chegam até deixarem o local após a competição.

Como resultado, os princípios operacionais são organizados em torno de cinco áreas amplas de mitigação de riscos de contágio, assim divulgadas pelo Grupo Ironman:

Higiene aprimorada
“Desinfetante para as mãos, estações para lavar as mãos e lenços desinfetantes estarão prontamente disponíveis em nossos locais. A limpeza das áreas comuns do local será aprimorada. A equipe e os voluntários receberão coberturas faciais e luvas para serem usadas durante o trabalho em todas as áreas voltadas para os atletas. Os atletas receberão coberturas faciais na entrega dos kit e deverão usar uma cobertura facial nos locais dos eventos.”

Triagem e Educação
“Serão fornecidos cuidados e saúde pessoal adequados, higiene pessoal e treinamento seguros para funcionários e voluntários nas áreas funcionais necessárias. Isso inclui a futura expansão do IRONMAN Smart Program para fornecer diretrizes do “Volunteer Smart” para voluntários. Atletas e voluntários deverão preencher um questionário de saúde antes da prova. Além disso, em muitos locais, será realizada a triagem da temperatura corporal sem toque. De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, indivíduos com temperatura corporal superior a 100,4º Fahrenheit ou 38º Celsius não poderão competir, se voluntariar ou trabalhar.”

Redução de densidade
“Vamos instituir medidas para aumentar o espaço para atletas e pessoal de apoio em áreas como o início da natação, transição e linha de chegada. Modificação ou eliminação de serviços e funções não essenciais da prova.”

Minimização do ponto de contato
“Reduziremos ou removeremos os pontos de contato e os pontos de interação entre funcionários, atletas e voluntários sem comprometer a segurança dos eventos, através do redesenho e reconfiguração das áreas das Expos dos eventos, bem como das áreas do percurso, como postos de abastecimento.”

Autonomia do atleta
“Através do programa “Athlete Smart”, os atletas terão o poder de determinar seu nível individual de autonomia para minimizar ainda mais a interação e pontos de contato com oficiais e voluntários. Os atletas serão incentivados ao “Race Smart” carregando sua própria nutrição e hidratação, enquanto utilizam itens como coletes de hidratação e as estações de necessidades especiais, oferecidas por eventos. Os atletas devem revisar e adotar as Dicas inteligentes de autossuficiência do atleta, que podem ser encontradas aqui.

A implementação dessas práticas recomendadas nos eventos IRONMAN e IRONMAN 70.3, incluindo as recomendações de autossuficiência de atletas, tem a capacidade de eliminar até 90% do total de pontos de contato e interações para atletas em uma prova típica.

Redação

press@trisportmagazine.com