Gelo ou quente na hora de tratar a dor?

Toda vez que vem uma dor muscular ou articular aparece a dúvida: gelo ou bolsa de água quente?

Por Fabiola Vieira

Bolsas de gelo e compressas térmicas e/ou bolsas de água quente são comumente usadas para tratar lesões ortopédicas, mas as pessoas costumam ficar confusas sobre qual utilizar. Além disso, muitas vezes há incerteza sobre como usá-los com segurança e se podem causar mais danos do que benefícios.

Existe muita confusão de quando usar cada técnica, mas elas têm funções bem distintas que vou explicar abaixo:

GELO
Utilizado quando há trauma e/ ou inflamação ( calor, inchaço, dor e rubor), como por exemplo uma torção ou luxação, que são lesões agudas. O gelo é indicado até 48h após a lesão, depois deste período ele não terá tanto efeito e até pode prejudicar a a cicatrização da lesão (ele diminuiu a chegada de células inflamatórias importantes no reparo tecidual).

Dicas
– As compressas de gelo devem ser feitas por 20 min em um espaço mínimo de 2h entre as aplicações. Evite áreas com nervos superficiais como cotovelos e lateral dos joelhos.

– Nunca coloque gelo diretamente na pele. Sempre use uma barreira de pano como uma toalha de banho fina.

– Mantenha a bolsa de gelo em movimento para evitar queimaduras. Nunca o mantenha em um lugar por mais de alguns minutos.

– Nunca coloque gelo em uma lesão por mais de 15 a 20 minutos. É melhor colocar gelo em uma lesão várias vezes ao dia do que tudo de uma vez.

– Remova a embalagem se sentir dor aguda ou se a pele tiver uma cor rosa ou vermelha brilhante. Não se deve usar uma bolsa de gelo no ombro esquerdo se você tiver problemas cardíacos.

QUENTE
Servem para o relaxamento muscular (ex: torcicolo), lesões crônicas (após 2 dias), diminuição da rigidez articular e tensões crônicas. As compressas quentes devem ser feitas por 20min, mas nunca utilize calor quando houver sinais de inflamação!

Dicas
– A aplicação de calor pode ser realizada com uma almofada de aquecimento elétrica ou mesmo uma toalha aquecida removida da secadora. Se estiver usando uma almofada elétrica, escolha uma com controle de temperatura para evitar superaquecimento e queimaduras.

– Existem até sacos para micro-ondas cheios de trigo, arroz ou outros ingredientes naturais ou sintéticos. Use-os com cuidado, pois eles podem causar queimaduras se superaquecidos. Os sacos de trigo, especialmente, costumam pegar fogo.

– Não use tratamentos térmicos após a atividade.

– Não use calor para tratar uma lesão aguda.

– Sempre use calor moderado. O calor nunca deve causar suor ou desconforto.

– Não aqueça uma toalha com água fervente ou escaldante.

– Nunca use calor onde houver qualquer tipo de inchaço.

– Nunca use calor em pele ferida ou danificada.

– Nunca use calor por longos períodos de tempo ou enquanto dorme.

Pronto, agora você nunca mais vai ficar na duvida!

Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @estudiodepilatti @fabiolbvieira

Redação

press@trisportmagazine.com