Flora Duffy é pentacampeã Mundial de XTERRA

Bradley Weiss, da África do Sul, e Flora Duffy, das Bermudas, conquistaram o título do 24º Campeonato Mundial de Triathlon off-road, o tradicional “XTERRA World Championship”, em um belo dia no The Ritz-Carlton, em Maui, neste domingo.

É o terceiro pódio em três anos para Weiss, que venceu em 2017 e foi o segundo no ano passado, e a quinta coroa – algo sem precedentes – do XTERRA World Championship para Duffy, que venceu quatro seguidas de 2014-2017 antes de ficar de fora no ano passado devido a lesão. Ambos ganharam US $ 20.000 por suas respectivas vitórias.

Mais de 600 atletas off-road, de 42 países, competiram no evento, que começou com uma natação de 1.6km em “D.T. Fleming Beach”, e continuou com um árduo percurso de MTB de 32km, que atravessou o “West Maui Mountains”, e terminou com uma corrida de 10,5 quilômetros por trilhas de floresta e areia da praia. Havia quase 4.000 pés de escalada combinada na bicicleta técnica e nos percursos, que estavam secos a semana toda, antes que uma forte chuva na manhã da prova tornasse a competição mais lenta e desafiadora.

“Maui típico”, disse Bradley Weiss após a prova. “Quando fui para a largada hoje de manhã, nem olhei para o céu porque o tempo esteve perfeito durante toda a semana. O percurso foi seco e rápido a semana toda, mas a chuva adicionou uma camada escorregadia no topo.”

Bradley Weiss venceu pela segunda vez o Mundial off-road

A chuva da manhã serviu como uma bênção tradicional havaiana no dia e rapidamente deu lugar ao sol brilhante e às provas super-rápidas entre os melhores off-roaders do planeta, incluindo seis campeões mundiais anteriores e uma riqueza de jovens e talentosos concorrentes de mais de 40 países.

Bradley Weiss venceu com o tempo de 2:33:42; Arthur Serrieres (FRA), na foto abaixo, foi o 2º colocado, em 2:34:56 e Ruben Ruzafa (ESP) o 3º, 2:35:26.

Flora é Penta
Na prova feminina, Flora Duffy se tornou a primeira atleta profissional – categoria masculina ou feminina – a vencer por cinco vezes o Campeonato Mundial de XTERRA; ela venceu suas últimas 12 corridas de XTERRA! E 17 de 20 que participou desde 2013.

Flora Duffy, cinco vezes campeã mundial off-road

Ela, que veio de lesão, falou sobre isso após a prova: “Ficar saudável foi o principal objetivo este ano. Por isso, é ótimo ganhar o título mundial em um ano que, de outra forma, foi bastante decepcionante. Este é um destaque adorável para terminar meu ano. ”

Lesley Paterson, vice-campeã mundial de XTERRA

Flora Duffy fez o tempo de 2:49:24 para se tornar pentacampeã mundial; a vice-campeã foi a britânica Lesley Paterson, em 3:03:36, e a 3ª colocada foi a checa Helena Erbenova, em 3:04:38.

Helena Erbenova, 3ª colocada no Mundial XTERRA

Redação

press@trisportmagazine.com