Felipe Dayrell é presença confirmada no Capixaba de Ferro em agosto

No próximo mês, o estado do Espírito Santo sediará, mais uma vez, o Capixaba de Ferro Desafio Real Café Reserva – uma prova de triathlon de longa distância. A expectativa é levar aos participantes toda a energia, dinamismo e autenticidade do evento, que chega à sua quarta edição este ano. O desafio acontecerá no dia 17 de agosto, em Guarapari. As inscrições para este ano estão encerradas.

Ano passado, o vencedor do Capixaba de Ferro foi Felipe Dayrell, 40 anos. Na bagagem, ele traz muitas vitórias: em 2016, foi o primeiro amador geral no Ironman Brasil – Floripa. É vice campeão duas vezes no Ironman Fortaleza – 2015 e 2016. Foi o primeiro colocado geral no Cabra da Peste em Fortaleza (distância Ironman) e, ainda, no Fodaxman em Santa Catarina – 2017. Por fim, foi vencedor do Capixaba de Ferro – 2018 (distância full).

Nascido em Belo Horizonte (MG), Dayrell treina natação na equipe de triathlon do Minas Tenis Clube, com a coach Ericka Sales. A corrida ele treina na HF Treinamento Esportivo, com o treinador Heleno Fortes. Já o ciclismo, fica por conta dele mesmo: que garante seus próprios treinos na bike.

O sentimento para disputar o Capixaba de Ferro é de confiança. Ele vem se preparando há poucos dias para a prova, mas acredita que a base de treinos que adquiriu no início do ano, em duas provas que ele disputou, deram a ele a oportunidade de estar em plena forma para o Capixaba.

Nesse mês, o foco é no ciclismo! Para Dayrell, a bike é a modalidade onde encontra maior dificuldade dentro da prova na distancia Ironman. Portanto, ele está aumentando o volume de treinos, no intuito de garantir uma prova mais equalizada. “A etapa de ciclismo é essencial para uma corrida forte”, ressalta o atleta.

Para ele, além de ser um desafio pessoal, o Capixaba de Ferro disponibiliza uma experiência maravilhosa e resgata o verdadeiro espírito do triathlon no coração de cada participante. Dos atletas.

“O que esse desafio representa é realmente a oportunidade de colocar seu corpo à prova e tentar superar os limites a ele impostos ali, naquele dia e naquela hora, além de curtir aquele dia fantástico”, enfatizou.

Felipe disse que para o segundo semestre de 2019, após o Capixaba de Ferro, seu objetivo é continuar treinando a fim de manter o condicionamento físico e participar de algumas provas regionais de triathlon, nas distâncias short e olímpico. Outra possibilidade é ingressar em modalidades como o Montain Bike, mais por diversão. Ele pretende ainda participar do Cabra da Peste, em Fortaleza, em novembro deste ano.

Já para o ano que vem, a partir de sua 16ª participação do Ironman Brasil – Florianópolis, a meta de Dayrell é garantir presença no Mundial de Ironman, no Havaí.

“Dependendo das condições que eu tiver até lá, tanto física e mental, quanto financeiras, conquistando a vaga, o objetivo é participar do Mundial de Ironman no Havaí”, concluiu o atleta.

O Capixaba de Ferro

O Capixaba de Ferro tem o objetivo de fazer uma prova voltada para os anseios de um atleta amador.

“Nós somos organizadores, mas somos atletas também. Por isso, a gente pensa: o que um atleta amador gostaria de ter numa prova? E a gente tenta viabilizar esse desejo. Queremos que o atleta saia satisfeito da prova”, ressaltou Roberto Vieira, um dos organizadores do Capixaba de Ferro.

A prova é desafiadora! Do ponto de vista técnico, não é uma prova fácil, mas também não é uma prova difícil. Em relação à altimetria, não tem montanhas, mas tem bastante “tobogãs” e um vento moderado.

“É uma prova legal, não é tão doída, mas prevalece quem conseguiu treinar um pouco mais pra competir”, considerou Roberto.

O mar é muito calmo e, da praia, pode-se enxergar à distância a Mata Atlântica e a região montanhosa do Espírito Santo. Com o percurso encantador à beira mar, o visual é mesmo de tirar o fôlego.

“Quem vier pela primeira vez, vai se surpreender com as belezas naturais do litoral, o estado é muito bonito. Essa relação de mar e montanha, aqui a gente vê a olho nu”, destacou.

Segundo Márcio Moreira, também organizador do eveto, a expectativa vem crescendo a cada ano e, com ela, o número de seguidores e interações nas mídias sociais do evento.

“A expectativa para esse ano é a melhor possível. O pessoal está muito animado e tem crescido muito o nosso público nas mídiais sociais e as interações. Temos muitas novidades, o pessoal pode esperar que vai ser surpreendido com muita coisa legal que estamos preparando, desde o kit até ações durante a prova”, revelou Moreira.

A organização da prova não mede esforços para que tudo saia dentro dos padrões de qualidade e segurança, a fim de proporcionar uma experiência fantástica para que deseja correr uma prova na distancia Ironman e Meio Ironman. É o que destacou Felipe, ao ser questionado sobre como é a prova.

“Primeiramente, sou um apaixonado pelas provas na distância Ironman. E, em segundo lugar, o Capixaba de Ferro, em si, é uma prova extremamente organizada, é realizada em um local sensacional, onde as condições de natação, ciclismo e corrida são ótimas, além de ter um baixo custo de inscrição e hospedagem para os atletas”, elogiou Dayrell.

Com 500 atletas inscritos, as inscrições para o Capixaba de Ferro este ano já se encerraram, as vagas haviam se esgotado no ano passado. Mas as inscrições para março do ano que vem já estão abertas e podem ser feitas pelo site (capixabadeferro.com.br).

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br