Dor no pescoço. Prevenir é preciso!

Como prevenir e tratar uma das dores mais comuns no ciclismo, a dor no pescoço

Por Ricardo Ramos

Dor no pescoço está entre as principais lesões do ciclismo. Quando pedalamos com o tronco flexionado e sendo obrigados a olhar para frente, o pescoço fica em hiperextensão (como se estivesse olhando pra cima) por longos períodos, aumentando muito a pressão na região. Isso se acentua ainda mais quando estamos fazendo um contrarrelógio na aerobar e/ou quando seu Bike Fit está muito longe do ideal.

A boa notícia é que você pode fortalecer seu pescoço como qualquer outro músculo do seu corpo, com a ajuda de um profissional habilitado. Você deve fortalecer toda musculatura ao redor, como ombros e parte superior das costas, além da musculatura do core.

O Bike Fit vou deixar para os especialistas, mas posso deixar algumas dicas:
• Evite uma posição do selim que jogue seu corpo muito pra frente;
• Mantenha cotovelos levemente flexionados; cotovelos estendidos vão tensionar seu pescoço, além de trazer menos amortecimento.
• Evite pneus muito cheios, pois atrapalham o amortecimento;
• Evite guidão muito baixo ou muito avançado;
• Ajuste bem capacete e óculos;
• Mantenha as costas numa posição mais reta (mantendo a curvatura anatômica); pedalar com as costas muito arredondadas pode levar a uma protrusão da cabeça (queixo muito pra frente), causando uma maior sobrecarga na região cervical.

Algumas condutas podem ajudar vocês a previnir dores no pescoço, como exercícios de alongamento e fortalecimento. Vocês podem fazer esses exercícios em qualquer lugar e em poucos minutos. Um bom lugar para fazer os alongamentos é no banho, aproveitando a água quente para relaxar a musculatura.

Abaixo, confira uma rotina de exercícios para prevenir as dores no pescoço:

Alongamentos como flexão e extensão do pescoço para frente e para trás, flexão lateral e rotação lateral, bem como exercícios de isometria, como os mostrados no vídeo, irão certamente ajudá-los a evitar dores na região cervical.

Ricardo Ramos é Prof. especialista em treinamento desportivo (CREF: 3937-G/RJ) e Graduando em fisioterapia. @ricardoramospersonal

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com