Danilo Pimentel fala sobre seus treinos em Boulder

Atleta que corre o Circuito Mundial da ITU treina na Meca do Triathlon

Danilo Pimentel, triatleta profissional de 34 anos, está passando todo o período da pandemia mundial de COVID-19 em Boulder, cidade do Estado norte-americano do Colorado, Estados Unidos, conhecida como a “Meca do Triathlon” por reunir ótimas condições de treinamento, pela altitude, estrutura, astral e, logicamente, um grande números de atletas de endurance que residem lá em busca do cenário ideal para seus treinos.

Como manteve sua forma nesse período de quarentena?
DP:
Primeiro foram dias tensos e de incertezas, até de possibilidade de regresso ao Brasil. Porém, conversamos com pessoas que disseram que não fechariam completamente Boulder( por ser uma cidade jovem e ‘Health’, como dizem aqui) então os treinos continuaram bons, entretanto, sem piscina… pedalar e correr conseguimos nas trilhas e com distanciamento, sem problemas.

Já está totalmente liberado para nadar, pedalar e correr em Boulder? Ou ainda há restrições?
DP:
Aqui, pedalar e correr sempre foi possível, porém, sozinho ou com quem você vive; já nadar, tivemos uma volta no meio de abril na qual podíamos nadar três vezes por semana, durante uma hora em raia individual, mas o Governo acho melhor fechar e reabriu semana passada com o mesmo processo de um mês atrás. Então, há restrições para nadar, mas pedalar e correr não mais.

Como tem sido seu sistema de treinos?
DP:
Eu treino com o time da Origin Performance (Ian O’Brien), porém, meu treinador é o português Sérgio Santos, que me envia o plano e adapto com a Origin, especialmente nos trabalhos duros.

Qual das três modalidades sente mais dificuldade de treinar na altitude?
DP:
Creio que todas as modalidades são bem duras, entretanto, correr, hoje, é o mais difícil em séries longas.

Quais as principais qualidades de treinar em Boulder?
DP:
Boulder tem muita qualidade, apesar de ser uma cidade universitária, o que nos EUA significa atletas de qualidade. Conseguimos treinar em variadas rotas de bike, planas ou subidas, e para correr, idem, já que temos em volta de casa opções de três pistas de atletismo; além de que a altitude de Boulder, por não ser muito alta, você consegue andar em um bom pace sem prejudicar tanto a velocidade.

Quais as rotas que você mais gosta de pedalar em Boulder?
DP:
A rota que mais gosto é ward peak to peak down by saint vrain, que dá 100km. Um pouco mais longa, gosto do saint vrain north estes park, allenspark peak to peak e descer por ward, com 150km.

E de corrida?
DP:
Já da corrida a pista que geralmente corro é a Manhattan middle school. E trilha de corrida: Marshall, perto de casa, e Reservoir loop com algumas variações no eagle trail, pois tem bastante elevação e fácil acesso.

Já conseguiu visualizar alguma competição no calendário?
DP:
O calendário está um pouco complicado, parece que no segundo semestre estão abrindo provas na Europa, deve ser o próximo paradeiro caso se confirmem as mesmas, mas caso ocorram, serão somente para setembro. Quanto à distância Meio Ironman, tô fazendo como teste, caso este ano tenha o IM 70.3 Boulder, pretendo fazer e melhor preparado; já que não terá ITU antes, dá pra fazer um treinamento mais específico, porém o foco ainda é Olímpico, com Karlovy Vary como prova-alvo em setembro, se confirmar!

BIO
Danilo Pimentel
Idade: 34 anos
Cidade de nascimento: Belém / PA
Cidade que vive: Boulder / EUA
Tempo de triathlon: 16 anos
Altura 1’77m
Peso: 64Kg
Neoprene : Huub (Agilis)
Óculos : Huub varga
Sapatilha: Shimano
Tênis treino: Nike pegasus
Tênis competição: Nike Vapor Fly
Óculos: Oakley radar
Equipe: On Tri Sports
Patrocínio: Força Aérea Brasileira, Banco da Amazônia e CBTri

Redação

press@trisportmagazine.com