Corpo e máquina

Todo triatleta ou ciclista está sempre procurando uma maneira fácil de ser mais rápido

Produtos aerodinâmicos para bicicletas estão definitivamente em alta hoje em dia. Todo triatleta ou ciclista está sempre procurando uma maneira fácil de ser mais rápido. Certamente é possível ganhar velocidade com o uso desses equipamentos/ acessórios. Ou seja, ir mais rápido sem aumentar o esforço ou o preparo físico.

No entanto, melhorias na aerodinâmica da máquina devem ser vistas no contexto da combinação entre a bicicleta e o ciclista. Aqui segue um exemplo simples para ilustrar este ponto: fique em frente a um espelho com sua bicicleta e veja qual é maior, a bike ou o seu corpo? Claramente a área frontal do seu corpo é muito maior do que a sua bicicleta.

Esta simples observação é importante para o ciclismo porque o arrasto aerodinâmico é uma função da área frontal. Consequentemente, seu corpo determina muito mais a sua aerodinâmica do que sua bicicleta.

Mesmo que seu corpo tenha uma grande área frontal, esta área pode ser modificada durante o ciclismo alterando a sua posição. Outro exercício simples irá ilustrar como essas mudanças podem ser drásticas: coloque sua bike no rolo em frente a um espelho e observe sua área frontal com as mãos no topo do guidão e com os cotovelos nas barras.

Você vai observar uma drástica variação na área frontal, à medida que você muda de uma posição para a outra. Na verdade, em cada uma dessas posições das mãos você pode afetar substancialmente sua área frontal, flexionando ou estendendo seus braços. Cada uma dessas mudanças observadas irá alterar de forma significativa a sua velocidade no ciclismo.

A velocidade da bicicleta e do piloto é resultado do equilíbrio entre a força propulsora aplicada nos pedais e a soma de todas as forças de resistência que agem na bicicleta. Essas forças incluem algumas óbvias, como a resistência do vento, e algumas menos óbvias, como a inércia das rodas e eficiência do sistema de corrente.

A importância relativa de várias forças de resistência varia com a velocidade, o terreno, as condições do tempo, a superfície da estrada e as especificações mecânicas da bicicleta. Para pedalar em um terreno relativamente plano, entretanto, a principal força resistente é normalmente o arrasto aerodinâmico. Ou seja, quanto mais força você põe nos pedais, mais ela atua para empurrar sua bike contra o ar.

Apenas para ilustrar como uma boa posição pode ser importante, usamos o exemplo de um triatleta de elite que é capaz de produzir uma média de 300 watts para um contrarrelógio de 40km.

A diferença de velocidade que resulta entre ele estar sentado com as mãos no topo e estar em uma típica posição aerodinâmica é de 2,5 milhas por hora. Isso equivale a uma enorme diferença de 6’14’’(64’43’’ em comparação com 58’29’’) em um contrarrelógio de 40km. Possivelmente, o mais importante é que mudar sua posição em 8% no arrasto aumenta sua velocidade em quase 1 milha por hora, diminuindo o tempo em aproximadamente 1’30’’.

Portanto, antes de gastar todo o seu dinheiro em partes aerodinâmicas da bicicleta, visite um bom bike fitter para ter certeza de que você está otimizando a posição do seu corpo e que está ganhando os minutos preciosos que sempre buscou.

Sergio Borges
Sergio Borges X Training

SergioBorges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio.

Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: www.sbxtraining.com

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