Core x Abdômen: entenda suas diferenças

Sugestões de exercícios

Você que é um atleta dedicado e faz o fortalecimento direitinho, certamente já ouviu que fortalecer o core evita lesões e melhora o desempenho no triathlon.

Mas quando fazemos uma busca por exercícios de core na internet, a maioria são exercícios abdominais. Aí vem a dúvida: será que é só fazer abdominais convencionais? Core e abdômen são a mesma coisa?

Sim e não! Explico melhor abaixo….

A palavra core se origina do inglês e significa centro ou núcleo e formado por 29 músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica. O abdômen é um deles, mas também existem outros 28 músculos que com ele exercem a função de “espartilho muscular”, sustentando e estabilizando todos os movimentos do corpo.

Portanto, não adianta fortalecer apenas o abdômen se não trabalharmos os músculos do assoalho pélvico, quadril e coluna também.

Estes músculos devem ser trabalhados em sinergia para que não ocorram compensações durante os movimentos – os abdominais comuns trabalham apenas os músculos superficiais.
O fortalecimento desse complexo muscular também é de extrema importância nas três modalidades do triathlon.

Vamos ver a seguir como o core ajuda em cada uma delas:

Natação: ajuda a manter o bom alinhamento do corpo na água, produz menos arrasto, aumentando assim a velocidade. O core também transfere energia do tronco para braçadas e pernadas mais eficientes.

Ciclismo: estabiliza o tronco em cima da bicicleta, gerando potência para as pernas, menos movimentos compensatórios e menos gasto de energia. A região do core fortalecida permite ao atleta manter posturas mais aerodinâmicas por mais tempo sem dores na lombar.

Corrida: Protege a coluna e o quadril do impacto e, por conta disso, as extremidades do corpo sofrerão menos lesões.

Nos vídeos abaixo há duas opções de exercício para trabalhar corretamente a musculatura do core.

Como fazer
Realize o exercício lentamente, soltando o ar pela boca e contraindo o abdômen
Faça três séries de dez repetições, de duas a três vezes por semana. Bons treinos.

Fabíola Vieira
Fisioterapeuta
Triatleta amadora

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br