Como prevenir a dor lombar

A dor lombar é a única lesão bem comum nas três modalidades do triathlon e muitas vezes não basta ter um core forte para evitá-la

Por Fabiola Vieira

Você sabia que a falta de mobilidade de quadril pode gerar dor não só nó quadril como na coluna? A dor lombar é a única lesão bem comum nas três modalidades do triathlon e muitas vezes não basta ter um core forte para evitá-la.

Quando passamos muito tempo sentados encurtamos um músculo que vai da coluna ao fêmur, o psoas, aumentando a lordose lombar e, se isso persistir, gera dores na coluna, podendo levar a hérnia e protrusões.

Como prevenir!? Mantenha a mobilidade do seu quadril em dia. Abaixo temos o vídeo com três sugestões simples de exercícios, e abaixo a descrição dos mesmos.

https://www.instagram.com/p/CAm2Di8g385/?utm_source=ig_web_copy_link

Como fazer:
Exercício 1

– Com um joelho dobrado e o outro esticado lateralmente ao corpo, coloque suas mãos a frente do corpo com os cotovelos estendidos.
– Soltando o ar e contraindo o abdômen, leve o quadril em direção aos tornozelo, sentando.

Exercício 2
– Com os dois joelhos dobrados e um pouco mais abertos que o tamanho do seu quadril, coloque as mãos a frente com os cotovelos esticados.
-Soltando o ar e contraindo o abdômen, tente sentar nos calcanhares.

Exercício 3
– Com o pé no bloco de ioga, que pode ser substituído por um livro grosso, coloque o outro joelho no chão dobrado a 90 graus da perna da frente.
– Soltando o ar e contraindo o abdômen, leve seu quadril em direção ao chão e o joelho da perna da frente vai tentar passar a linha do pé.

Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @fabiolabvieira @estudiodepilatti

Redação

press@trisportmagazine.com